29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13u - Produção de processos e materiais educativos |
25453 - ADOLESCER POSITIVO, PROMOÇÃO À SAÚDE DOS JOVENS POR MEIO DE RODA DE CONVERSA. ROCHANE NAYARA SOARES LOPES - FCMMG, ISABELA MIE TAKESHITA - FCMMG, ADRIANA ANASTÁCIA DOS SANTOS DIAS - FCMMG, CAIO CALDAS COUTO - FCMMG, JULIANA CATARINA PIRES - FCMMG, LUCIANA RAMOS MOURA - FCMMG, PEDRO ADAMASTOR HENRIQUE - FCMMG, LETICIA SILVEIRA MARINHO - FCMMG, ANA FLÁVIA SILVA FREIRE - FCMMG
Período de Realização O Projeto de extensão Adolescer Positivo transcorreu durante o segundo semestre do ano de 2017.
Objeto da Experiência Adolescentes com idade entre 15 e 19 anos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Antônio Carlos da cidade Belo Horizonte.
Objetivos Construir momentos de discussão visando auxiliar os adolescentes participantes a construírem uma postura crítica em relação a questões ligadas a saúde física, mental e social, levando-se em conta a realidade na qual estão inseridos, buscando empoderá-los para que sejam promotores do próprio cuidado.
Metodologia O Projeto de Extensão Adolescer Positivo realizou encontros quinzenais com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Antônio Carlos. As intervenções ocorreram dentro das salas de aulas e nelas foram realizadas discussões longitudinais e dinâmicas de grupo para abordar os temas que foram definidos previamente por demanda da escola ou dos próprios alunos. Tais temas estavam dentro da proposta inicial do projeto.
Resultados Os resultados da experiência em questão foram positivos e puderam ser observados qualitativamente por meio da melhoria do conhecimento e da capacidade de argumentação dos alunos em relação aos temas abordados. Também foi notado um maior interesse em relação ao autocuidado, além disso os alunos passaram a demonstrar mais interesse em saber das oportunidades que eles possuem para o futuro. O projeto também proporcionou melhor interação deles entre sim e com os acadêmicos que realizaram o projeto.
Análise Crítica Segundo dados do IBGE existiam 80 milhões de jovens até 24 anos em 2009 no Brasil, correspondendo a 42% da população, revelando que apesar de ser um país em processo de envelhecimento, o Brasil ainda é composto essencialmente por jovens. As transformações físicas, psíquicas e sociais que permeiam a adolescência (AD), associadas à vulnerabilidade do jovem exigem dos profissionais da saúde e educação estruturação adequada para a promoção de saúde do adolescente no âmbito escolar.
Conclusões e/ou Recomendações A promoção da saúde na AD depende do contexto informacional e da estratégia de intervenção, que deve valorizar o “ser adolescente”. Estes tiveram a oportunidade de desmistificar preconceitos, compreender o conceito de saúde e se tornarem multiplicadores do conhecimento. O projeto proporcionou aos acadêmicos a experiência do trabalho com o jovem em situação de vulnerabilidade, contribuindo para sua formação pessoal e acadêmica com olhar multiprofissional.
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