29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13u - Produção de processos e materiais educativos |
25248 - CONSTRUINDO SEU TERRITÓRIO: ELABORAÇÃO DE UM RECURSO PEDAGÓGICO INTERATIVO PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE INDÍGENA PATRÍCIA RECH MONROE - UNIFESP, ANABELE PIRES SANTOS - UNIFESP, BLANCHE COUTINHO MEDEIROS - UNIFESP, MARIA CRISTINA TRONCARELLI - UNIFESP, POLIANA LOVERBECK CREMONIN - UNIFESP, RAFAELA CAMARGO BALDO - UNIFESP, ROSANA CRISTIAN GASPARINI - UNIFESP, SILVIA MARIA COELHO COSTA - UNIFESP, DOUGLAS RODRIGUES - UNIFESP
Período de Realização O desenvolvimento do presente projeto ocorreu entre dezembro/2017 a janeiro/2018.
Objeto da Experiência Educação permanente é uma demanda de usuários, profissionais e gestores, expressa na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
Objetivos Descrever o processo de elaboração de um recurso pedagógico interativo para apresentação do conceito de Território em Saúde de um módulo temático do curso de Educação Permanente em Saúde Indígena (EPSI) em ambiente virtual de aprendizagem para trabalhadores de 11 Distritos Sanitários Indígenas.
Metodologia Foram realizadas 7 oficinas com a equipe multidisciplinar de educadores em saúde e design educacional, contemplando as seguintes etapas: 1- apresentação dialogada dos objetivos de aprendizagem do módulo em questão; 2- apresentação dos conteúdos teóricos; 3- levantamento dos conceitos norteadores; 4- oficinas de criação sistematizadas em desenhos e escrita; e 5- pesquisa de ferramentas pedagógicas para disponibilização do recurso.
Resultados O recurso pedagógico, como atividade interativa nos moldes de quebra-cabeça, constitui-se em 7 cenários que relacionam os seguintes aspectos do conceito de Território em Saúde: vida dos grupos sociais; práticas cotidianas, trajetórias, percursos e fluxo; interações entre pessoas/instituições; redes microgeográficas; problemas de vida e saúde; e fronteiras de conflito, com intencionalidade de gerar reflexão no processo de organização e instrumentalização de práticas de promoção à saúde.
Análise Crítica A escolha do recurso considerou o conceito de Território em Saúde, o contexto de trabalho do público alvo, os princípios e diretrizes do SUS e a atenção diferenciada à saúde dos povos indígenas. A proposta da atividade convida os educandos a refletir sobre a dinâmica do lugar em que as pessoas vivem e quais significados e relações produzem. Este recurso pedagógico ao incitar esta percepção permite desenvolver uma atenção diferenciada para a complexidade das relações que cada lugar apresenta.
Conclusões e/ou Recomendações O ensino à distância se lança no desafio de oportunizar processos de aprendizagem a partir de recursos pedagógicos interativos acessíveis, que possam produzir sentido e aproximar o educando de suas vivências. Na EPSI o ensino e aprendizagem são voltados a um público específico. O recurso pedagógico apresentado em cenário traz possibilidade de aproximação entre a prática do fazer em saúde, o contexto do lugar e a produção de conhecimento.
|