Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13u - Produção de processos e materiais educativos

25092 - PESQUISA SOBRE ATIVIDADES DE TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE
MAURÍCIO MONKEN - EPSJV/FIOCRUZ, GRACIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - EPSJV/FIOCRUZ, EDILENE DE MENEZES PEREIRA - EPSJV/FIOCRUZ, FELIPE BAGATOLI SILVEIRA ARJONA - EPSJV/FIOCRUZ, BARBARA CAMPOS SILVA VALENTE - EPSJV/FIOCRUZ, JULIANA VALENTIM CHAIBLICH - EPSJV/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Desde 1996 a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ elabora currículos na área da vigilância em saúde. Esta pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa-RJ, teve como arcabouço teórico-prático o conceito da vigilância em saúde, entendida como uma proposta de organização tecnológica do trabalho em saúde com base na territorialização em saúde.


Objetivos
O objetivo é produzir um material contendo atividades de campo de territorialização sobre as Condições de Vida e Situação de Saúde, para apoio pedagógico na formação profissional na área da Vigilância em Saúde e Estratégia da Saúde da Família.



Metodologia
A primeira etapa da pesquisa consistiu em reunir, selecionar e organizar as atividades de campo das experiências dos processos formativos já desenvolvidos. Posteriormente, foi realizada uma oficina para orientar os autores acerca dos propósitos do material, tendo como participantes os preceptores de campo (6) atuantes nos cursos já desenvolvidos. Foi organizado um roteiro de perguntas que conduziu a roda de conversa com o objetivo de avaliar a pertinência das atividades de campo desenvolvidas pelos alunos nos cursos, identificando lacunas e novas possibilidades. A oficina foi gravada servindo de apoio para a redação final do Caderno de Atividades de Territorialização em Saúde.


Resultados
A pesquisa formulou atividades de campo que possibilitam aos profissionais inseridos nos processos formativos a elaborar diagnóstico territorial das condições de vida e situação de saúde; compreender os problemas e necessidades da população; produzir informações territorializadas para o SUS; estabelecer diálogo com diferentes atores para ação comunicativa e educativa; e utilizar estratégias educacionais que visem estabelecer a comunicação sobre os problemas e necessidades de saúde sociais, econômicas, ambientais, outros. Foram produzidas atividades em todas as áreas das vigilâncias e roteiros de uso de instrumentos de pesquisa primária - mapeamento, entrevista e produção de imagens.


Conclusões/Considerações
O potencial de uso deste material permite a sua adoção em qualquer recorte geográfico e de escolaridade em cursos de educação profissional. As atividades de territorialização propostas, quando realizadas como eixo pedagógico do currículo em vigilância em saúde, proporciona um processo gradual de desenvolvimento do pensamento crítico sobre a realidade social, efetivando a prática estratégica em saúde de informação-decisão-ação.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360