29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13u - Produção de processos e materiais educativos |
23677 - APRENDIZAGEM DA FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE ATRAVÉS DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SIMULADAS. JULIANA VEIGA CAVALCANTI - IFRJ, ANDRÉ DA SILVA FAVRE - IFRJ, MICHELLE GUIOT MESQUITA - IFRJ
Período de Realização Primeiro semestre de 2014 até a presente data. Experiência em andamento.
Objeto da Experiência O uso de situações-problema simuladas (SP) como uma das estratégias de aprendizagem na disciplina de Fisioterapia nas Disfunções Cardiopulmonares II.
Objetivos Utilizar SP como disparadoras de processo reflexivo a partir de saberes prévios, teorização e construção de novos significados; apresentar SP que se relacionem de forma direta com a prática da Fisioterapia Cardiorrespiratória nos três níveis de atenção à saúde; estimular o trabalho em equipe.
Metodologia Foram construídos trios de SP que abordam uma temática central, porém em níveis de atenção à saúde diferentes. As SP são sorteadas para três grupos de alunos que realizam o processamento simultaneamente. Nos grupos os alunos explicitam seus saberes prévios, constroem questões de aprendizagem, teorizam, produzem sínteses individuais e coletiva. Discutem em roda de conversa com a turma a construção dos novos saberes aprendidos e a partir daí constroem com os docentes o roteiro das aulas práticas.
Resultados A maioria dos alunos tem assumido uma postura colaborativa e ética no processo de aprendizagem. Desenvolvem capacidade de formulação de hipóteses e explicações iniciais com base em saberes prévios ao identificarem o problema. Tornam-se capazes de estabelecer as suas necessidades de aprendizagem buscando-as com estudo individual e discussão em grupo para construir novos significados. Avançam para um olhar mais amplo da saúde cardiorrespiratória englobando todos os níveis de atenção à saúde.
Análise Crítica O uso de SP como estratégia de aprendizagem desafia o professor a agir como facilitador por desloca-lo de papel. A autonomia para construir o conhecimento coloca os alunos como protagonistas na resolução de problemas, embora seja preciso atenção para evitar superficialidade. Construir conhecimento sobre a atuação profissional em fisioterapia cardiorrespiratória nos diferentes níveis de atenção à saúde aprimora a formação nesta área voltada historicamente para ações curativas e reabilitadoras.
Conclusões e/ou Recomendações A utilização de situações-problema simuladas tem se mostrado uma experiência exitosa para o aprendizado da atuação fisioterapêutica cardiorrespiratória nos diferentes níveis de atenção à saúde. O trabalho com SP produz incômodos que devem ser mobilizadores para a construção do novo conhecimento, mas não causadores de paralisia. O professor-facilitador deve estar atento a cada movimento, estimulando os alunos em cada etapa dessa trajetória.
|