28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13t - Experiências educativas e formativas: diversidades de olhares |
29072 - UNIDADE ESCOLA: MULTIPLICANDO SABERES ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA RENATA CORREA DE BARROS - SMS/RJ, LETICIA RODRIGUES PORCIUNCULA - SMS/RJ
Período de Realização Janeiro a dezembro de 2017
Objeto da Experiência Qualificação dos profissionais de nível médio e superior de uma Clínica da Família do Município do Rio de Janeiro.
Objetivos Aplicar os princípios do SUS no cuidado ao usuário pelo corpo profissional da clínica; Valorizar o conhecimento individual dos profissionais criando espaço de trocas de experiências; Refletir criticamente a respeito do papel das categorias profissionais na relação da equipe e no cuidado ao usuário;
Metodologia Nossa estratégia visa dois processos de trabalho: a educação continuada das categorias profissionais e a educação permanente da Clínica como um todo. O projeto Unidade Escola tem como alicerce dois fundamentos, educação e saúde. Através destes pilares, desenvolveu-se curso de formação para Agente Comunitário de Saúde, sessões clínicas teóricas integradas entre residentes dos dois programas e entre os residentes e demais profissionais. Criação de uma identidade visual para a equipe da Clínica.
Resultados Curso de formação para ACS com 5 módulos em 6 meses. Atualização clínica para todos os enfermeiros da Unidade com temas combinados de acordo com a necessidade observada. União e troca de conhecimento entre as duas residências através do crescimento multiprofissional. Participação dos médicos contratados nas sessões clínicas dos médicos residentes. Participação do NASF e Odontologia nas sessões clínicas teóricas.
Análise Crítica Através da união das duas residências em saúde da família (enfermagem e medicina) evidenciou-se um ambiente de aprendizado e crescimento profissional entre todos os profissionais da Unidade. O processo transdisciplinar em formação constante na Saúde da Família, efetiva o conceito de integralidade do cuidado. O papel das instituições empregadoras no mundo contemporâneo exige mais que simplesmente ofertar um vínculo profissional, responsabiliza o empregador pelo processo de formação contínuo.
Conclusões e/ou Recomendações As residências entram para ocupar este espaço de discussão e qualificação da Saúde da Família e da percepção sobre APS. A aproximação das práticas médicas e de enfermagem é um fenômeno observado na Saúde da Família e visa subsidiar as especialidades que ainda se estruturam num contexto histórico de formação fragmentada. Nosso potencial está exatamente nessa conjunção, processo de trabalho, visão de APS e autonomia dos usuários.
|