28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13t - Experiências educativas e formativas: diversidades de olhares |
27110 - INVESTIGANDO A INSERÇÃO DA RESIDÊNCIA DE PSIQUIATRIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO QUALITATIVO JOANA MOSCOSO T. DE MENDONCA - UFRJ
Apresentação/Introdução Em países de baixa renda, três quartos das pessoas com transtornos mentais não tem acesso ao tratamento. Para reduzir essa lacuna, a Psiquiatria deve expandir as fronteiras do cuidado de Saúde Mental, integrando-se à Atenção Primária à Saúde. Ressalta-se a necessidade de fortalecer o ensino dos padrões de colaboração interprofissional e interdisciplinar no currículo de cursos de graduação e pós-graduação.
Objetivos Descrever a estruturação do ensino de Matriciamento nos programas de residência de Psiquiatria do Rio de Janeiro. Estudar a visão dos sujeitos do estudo sobre o treinamento na APS. Analisar as principais dificuldades e facilidades encontradas.
Metodologia Foram pesquisados os Programas de Residência de Psiquiatria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB e HUCFF); Residência do Município do RJ e; Residência do Estado do RJ. A fase de coleta de dados ocorreu em três etapas: Entrevistas com os coordenadores dos cursos de Residência de Psiquiatria; Grupos focais com os residentes de Psiquiatria dos programas onde há treinamento em Apoio Matricial e; Entrevistas com os preceptores envolvidos no ensino de psiquiatria na APS. As entrevistas foram semi estruturadas e assim como os grupos focais foram gravados e transcritos para posterior análise de conteúdo do material empírico obtido.
Resultados Das cinco instituições pesquisadas três delas fazem treinamento em serviços da Atenção Primária. Na primeira, o estágio ocorre durante todo o terceiro ano para todos os residentes; na segunda, dura três meses e não contempla a totalidade dos residentes, assim como na terceira, em que o estágio de seis meses de duração deve ser elegido pelos residentes, que podem optar entre APS ou CAPS. Os coordenadores das outras instituições, apesar de não oferecerem ainda este treinamento, revelaram planos de iniciar tal atividade. A escassez de Psiquiatras capacitados para trabalhar e ensinar o Apoio Matrical na APS foi evidenciada. A violência também foi apontada como um desafio a ser contornado.
Conclusões/Considerações Esse estudo revela algumas das especificidades do processo de ensino e aprendizagem de Psiquiatria na APS. A existência recente do treinamento de psiquiatras em serviços onde há Matriciamento e a possibilidade que este treinamento seja implementado nas instituições onde não há, demonstra que vivemos uma janela de oportunidade para fortalecer a qualificação de psiquiatras para este trabalho.
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