28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13t - Experiências educativas e formativas: diversidades de olhares |
25817 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PRÁTICA DE TUTORIA NA CONSOLIDAÇÃO DA REORIENTAÇÃO DO TRABALHO DAS EQUIPES DA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SAMARA MARQUES DE MOURA - UFG/ SMS SENADOR CANEDO-GO, RAQUEL ROSA MENDONÇA DO VALE - SMS SENADOR CANEDO-GO, LARISSA GALDINO DOS SANTOS - SMS SENADOR CANEDO-GO, DANIELLA EVANGELISTA SALES BUENO - SMS SENADOR CANEDO-GO, LOANY QUEIROZ RODRIGUES CARVALHO - SMS SENADOR CANEDO-GO, ANDRÉA DE ARAÚJO COSTA - SMS SENADOR CANEDO-GO, RENATA FERREIRA EUGÊNIO - SMS SENADOR CANEDO-GO, ANA FLAVIA DOS REIS COSTA - SES-GO, JORDANE MOREIRA DE MELO - SES-GO, MARISTELA MAGALHÃES AIRES - SMS SENADOR CANEDO-GO
Período de Realização Este trabalho foi realizado durante o ano de 2017 e primeiro semestre de 2018.
Objeto da Experiência O objetivo da experiência da SES GO foi qualificar as equipes de ESF em um município de grande porte utilizando o modelo de tutoria.
Objetivos O objetivo deste trabalho é enfocar o processo de seleção de tutores e apresentar o modelo utilizado com as ações propostas e a dinâmica de interação da tutoria com as equipes da ESF.
Metodologia A metodologia consistiu na descrição das etapas de consolidação do modelo de tutoria e, por meio de avaliação qualitativa, nas entrevistas de tutores, integrantes das equipes participantes e gestão do município sobre a experiência individual e coletiva da ação. As respostas foram avaliadas e separadas em categorias como “fatores facilitadores” e “fatores dificultadores” da concretização do modelo de tutoria e melhora ou piora prática da ESF.
Resultados Como resultados, os entrevistados relataram o interesse dos tutores, a boa comunicação interpessoal, a quantidade de trabalhadores das equipes, e as tarefas gradativas propostas como fatores facilitadores, assim como, a resistência às mudanças, a cultura individualista de usuários e profissionais, a alta demanda e o desconhecimento das diretrizes da ESF como fatores que dificultaram a realização de ações.
Análise Crítica A ESF foi criada com o intuito de reorganizar a atenção básica e é considerada como importante estratégia de resolutividade na saúde das coletividades. Apesar disso, muitos são os desafios de capacitação contínua das equipes e fortalecimento das diretrizes da ESF. O modelo de tutoria apresentado neste trabalho revolucionou a prática em saúde em curto tempo. Criticamente, há fatores positivos nos resultados das ações, como o repensar saúde da família e fortalecer o trabalho em equipe.
Conclusões e/ou Recomendações Esta experiência mostra a importância de um modelo de qualificação de equipes da ESF e ressalta a necessidade continua de educação permanente dos trabalhadores da saúde, sobretudo quando envolve os próprios profissionais mais experientes como tutores no processo ensino-aprendizagem. Para isso, a partilha de experiências afins engrandece e permite repensar práticas de melhoria dos serviços prestados à população assistida pela ESF.
|