Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13t - Experiências educativas e formativas: diversidades de olhares

24096 - A FORMAÇÃO EM EAD NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS: O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UNASUS
DENISE MACEDO DE MIRANDA - UFCSPA, ALEXANDRA CORRÊA DE FREITAS - FASM, GUILHERME EMANUEL WEISS PINHEIRO - UFPEL, VIRGÍNIA PETRINI MASZLOCK - SMS CACHOEIRINHA, ADRIANA APARECIDA PAZ - UFCSPA, MÁRCIA ROSA DA COSTA - UFCSPA, MARIA EUGÊNIA BRESOLIN PINTO - UFCSPA, MAURA DINORAH DA SILVA MOTTA - USP


Período de Realização
As atividades de tutoria de Campo-Saúde Coletiva ocorreram no período de Março a Novembro de 2017.


Objeto da Experiência
A relevante experiência vivenciada pelos tutores do Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF UNASUS/UFCSPA) na modalidade EAD, ofertado ao Programa Mais Médicos.


Objetivos
Descrever o papel do tutor a partir das interações diárias no Moodle e da estrutura organizacional do trabalho de tutoria relacionado ao perfil dos alunos participantes do CESF UNASUS/UFCSPA.


Metodologia
Delineamento exploratório, descritivo e documental, realizado a partir das interações diárias com os alunos e colegas de tutoria no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e dos dados registrados nas planilhas de acompanhamento e avaliação dos alunos por quatro tutores: frequência, notas das Unidades de Ensino I, II e III e avaliação do Projeto de Intervenção.


Resultados
O tutor teve o papel de motivar e acompanhar o processo de aprendizagem, facilitando a interação do aluno com o Moodle. Observou-se uma resistência inicial com o uso da plataforma EAD, sendo superada à medida que eram realizadas as atividades propostas. Conforme resposta e desenvolvimento dos alunos, coube ao tutor compartilhar materiais de interesse acadêmico, incentivando discussões nos fóruns e avaliando as atividades de reflexão sobre o conteúdo teórico. Participaram 174 alunos e 4 tutores.


Análise Crítica
As interações com o tutor, com colegas, e com estratégias ativas de aprendizagem possibilitou estabelecimento de relações e reflexão sobre situações comuns na realidade da Saúde Coletiva tão necessárias para qualificação do desempenho profissional na Atenção Primária.


Conclusões e/ou Recomendações
A educação à distância é pautada pelo desenvolvimento da autonomia do aluno para a aprendizagem. Esta pode ser significativa à medida que se construir o conhecimento com participação efetiva do aluno acompanhado atentamente pelo tutor ao incentivar a troca de conhecimentos e experiências.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360