28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13s - Saúde da família e APS: práticas e processos educativos |
27326 - ATENÇÃO À SAÚDE POSTURAL DOS USÚARIOS DO SUS: EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA SHEILA NASCIMENTO SANTOS - UFBA, TARSÍLIA SALVADOR COSTA - UFBA, TÂNIA MARIA DE ARAÚJO - UEFS, BÁRBARA CRISTINA DE OLIVEIRA SANTOS - UFBA
Período de Realização junho de 2017 - em andamento.
Objeto da Experiência Acompanhamento de usuários do serviço de fisioterapia que apresentam comprometimento musculoesquelético sem resposta à fisioterapia convencional.
Objetivos Criar uma escola de postura de fisioterapia no Hospital Municipal de São Gonçalo dos Campos (HMSGC) para orientar e desenvolver atividades práticas de saúde voltadas ao cuidado dos usuários da rede de atenção à saúde do município e reduzir a demanda aos serviços de média e alta complexidade.
Metodologia A Escola foi criada em 2017 e segue em atividade. As aulas são ministradas semanalmente no ambulatório de fisioterapia do HMSGC pela fisioterapeuta do NASF, com duração de uma hora e abordam práticas de atividades corporais, educação em saúde, exercícios físicos e de relaxamento e orientações com momentos de diálogos compartilhados. Os grupos são formados pelos usuários do SUS com queixas álgicas e/ou posturais decorrentes de atividades de vida diária e comprometimento musculoesquelético.
Resultados É possível perceber resultados satisfatórios nos grupos que realizam atividades terapêuticas voltadas ao cuidado coletivo na escola de postura, pois os usuários relatam: melhoria das queixas álgicas e posturais; melhor desempenho nas atividades de vida diária e instrumentais a partir do conhecimento adquirido com as aulas de educação continuada e práticas corporais; e, consequentemente, melhora na qualidade de vida, diminuindo a necessidade de busca de serviços de média e alta complexidade.
Análise Crítica Embora haja relato de melhora das condições de queixas iniciais pelos usuários do serviço prestado pela escola de postura Bem Viver, faz-se necessário a utilização de métodos e/ou instrumentos que quantifiquem essa melhora, para que possamos identificar de maneira mais efetiva a intervenção realizada com esses pacientes.
Conclusões e/ou Recomendações As atividades realizadas favorecem a adesão dos usuários a experimentarem nova abordagem terapêutica, alcançando melhoria das queixas e menor demanda à fisioterapia de unidades especializadas. Esse projeto permite o compartilhamento de experiências e saberes entre usuários e profissional de saúde, incentivando atividades e ações de práticas integrativas e intersetoriais na atenção primária à saúde.
|