28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13s - Saúde da família e APS: práticas e processos educativos |
27255 - PRÁTICA DE ESTÁGIO DOCENTE NA FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE ROMÊNIA VIDAL DE FREITAS ESTRELA - UFPA, CHRISTOPHER DO VALE PYLE - UFPA, KAIO ALVES LIMA - UFPA, KYARA SILVA CASSIANO - UFPA, MARIA INÊS CARICCHIO DA SILVA - UFPA, RAYARA PAMELA NUNES DA TRINDADE - UFPA, YASMIN MIRANDA DE MATOS - UFPA, NAÍZA NAYLA BANDEIRA DE SÁ - UFPA, LILIANE SILVA DO NASCIMENTO - UFPA
Período de Realização 16 de agosto à 15 de setembro de 2017.
Objeto da Experiência Descrever prática do estágio docente de curso stricto sensu nível de mestrado na área de saúde coletiva na formação de profissionais para a APS.
Objetivos Relatar a experiência de supervisionar estágio curricular da disciplina da Prática de Nutrição em Saúde Pública em uma Unidade Municipal de Saúde (UMS) no município de Belém-PA como prática do estágio docência na Atenção Primária em Saúde.
Metodologia As aulas aconteceram em uma UMS, de segunda a sexta-feira, das 07:30h às 12:30h. Os participantes: seis discentes (3 meninas e 3 meninos) do curso de nutrição e uma mestranda. A prática docente era na modalidade “supervisão tutoriada” 3 vezes na semana, nos dias em que se realizavam atividades educativas com os/as usuários/as na sala de espera, e/ou no dia para esclarecimentos e orientações. Ao final, foi realizada avaliação da experiência do estágio e sugestões para as próximas turmas.
Resultados As/os discentes realizaram atividades acerca da atuação da nutrição na APS, e autonomia para desenvolverem cinco atividades de educação em saúde – Alimentação Saudável na Infância: 10 Passos para a Alimentação Saudável; O Novo Guia Alimentar e a Categorização dos Alimentos; Rotulagem de Alimentos; Doenças Crônicas Não Transmissíveis; e Doenças e Complicações do Trato Gastrointestinal: Gastrite, Refluxo Gastroesofágico, Constipação e Diarreia”; que inspiraram trabalhos apresentados num congresso.
Análise Crítica Essa experiência proporcionou um novo olhar na formação docente para a saúde coletiva, além de contribuir na formação de profissionais para atuarem na APS, pois os/as discentes puderam vivenciar os problemas e situações relacionados à saúde da população local e a realidade do serviço. Eles/elas sentiram falta de mais autonomia nas condutas na hora dos atendimentos, e ponderaram sobre a sala da nutrição ser muito pequena, o que tornava o espaço desconfortável, em especial, para os/as pacientes.
Conclusões e/ou Recomendações O estágio docência é uma disciplina importante no mestrado, e este realizado na APS é um diferencial para pensar pesquisas que contribuam com o fortalecimento do SUS, formando profissionais para a saúde coletiva. Na avaliação, as/os discentes sugeriram que tenham mais aulas práticas ao longo de sua formação, em especial, na saúde pública, visto que a APS é a porta de entrada do SUS e compreendida como uma estratégia de reordenamento do sistema.
|