28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13s - Saúde da família e APS: práticas e processos educativos |
25530 - A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO EM SAÚDE PARA MELHOR ABORDAGEM AO PACIENTE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. FRANCIELLE BRUSTOLIN DE LIMA SIMCH - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, JÉSSICA CRISTINA RUTHS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, SANDRO BOCHENEK - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, SONIA MARA DE ANDRADE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, MAURÍCIO BEDIN DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Período de Realização Relato baseado nas atividades de saúde coletiva realizadas entre 28/03/2017 a 30/11/2017.
Objeto da Experiência Pacientes da atenção primária de uma unidade de saúde de Toledo – Paraná.
Objetivos Relatar a importância da avaliação do letramento em saúde (LS) durante as ações de educação em saúde, proporcionando uma possibilidade de diagnosticar lacunas no processo de trabalho.
Metodologia Foram realizadas visitas domiciliares a pacientes hipertensos, acompanhados por uma unidade básica de saúde de Toledo PR, durante as práticas de saúde coletiva. O LS foi avaliado através de diálogos informais entre pacientes e alunos de medicina. Os diálogos foram direcionados por questões referentes a adesão ao tratamento e ao entendimento do processo saúde-doença. As respostas foram avaliadas, segundo o nível de compreensão das informações obtidas através da equipe de saúde.
Resultados Realizou-se visitas domiciliares semanais, por alunos do segundo período de medicina, totalizando 56 visitas, onde foram abordados 73 pacientes. De maneira geral, foi possível perceber um baixo LS, associado a baixa escolaridade, condições socioeconômicas, idade, linguagem técnica utilizada pela equipe, pouco tempo disponibilizado ao atendimento dos pacientes e habilidades de comunicação dos profissionais.
Análise Crítica Os níveis de LS contribuem para a prevenção de doenças, tendo em vista a compreensão de cuidados básicos necessários, como a alimentação adequada ou instruções acerca de riscos iminentes quando não se tomam os devidos cuidados. Indivíduos com maior grau de LS possuem melhores condições de saúde em comparação com indivíduos com grau de LS menores, pois teriam baixa noção da relevância de medidas preventivas e maiores dificuldades na adesão a tratamentos, por falta de compreensão.
Conclusões e/ou Recomendações Evidencia-se a importância da avaliação do LS, pois este implica na capacidade de obter, processar e compreender informações de saúde, necessárias para tomar decisões pertinentes sobre sua própria saúde e sobre cuidados médicos. Destaca-se ainda a necessidade da comunicação em saúde através de uma linguagem simples, considerando-se esta uma habilidade relevante, junto a outras competências, daqueles que exercem profissões no campo da saúde.
|