28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13s - Saúde da família e APS: práticas e processos educativos |
24919 - VISITA DOMICILIAR COM ENFOQUE PSICOLÓGICO NO PROGRAMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. DIANA ESPIRITO SANTO DA SILVA - UNISANTOS, MARIA IZABEL CALIL STAMATO - UNISANTOS
Apresentação/Introdução A Estratégia Saúde da Família, identificada pela sigla ESF, é um Programa integrado no SUS, que amplia os cuidados humanos à saúde, numa visão de atendimento integral do indivíduo, incluindo aspectos físicos, psicológicos e sociais. A importância desta pesquisa está na necessidade de pensar novas metodologias para superar os desafios em relação à humanização dos cuidados em saúde.
Objetivos Aprofundar o conhecimento sobre o Sistema Público de Saúde no Brasil, focando a atuação do psicólogo em visitas domiciliares na equipe interdisciplinar do Programa Estratégia Saúde da Família, desenvolvido nas Unidades de Atenção Básica de Saúde.
Metodologia A pesquisa, de caráter qualitativo, incluiu levantamento bibliográfico sobre o tema; entrevistas semi-estruturadas com 09 psicólogos de municípios da Baixada Santista atuantes no Programa Estratégia Saúde da Família, por, no mínimo, 06 meses, por meio de questionários com 12 questões, disponibilizadas na internet, via plataforma Google, entre setembro e outubro de 2017.
Encerrado o levantamento de dados, foram realizadas leituras flutuantes das entrevistas respondidas, e os dados obtidos foram sistematizados em tabelas e gráficos, identificando-se as categorias subjetivas presentes nos discursos, analisadas com base na análise de conteúdo proposta pela Psicologia Sócio-Histórica.
Resultados Os resultados da pesquisa apontaram como pontos positivos da atuação dos psicólogos na visita domiciliar, a escuta, o acolhimento e a atenção integral ao paciente e seus familiares, destacando o conhecimento da realidade do sujeito como fator importante no acompanhamento e tratamento.
Os pontos negativos foram relacionados às dificuldades encontradas para atuar neste Programa, como falta de materiais em locais insalubres, demanda maior que a quantidade de profissionais disponíveis, falta de estrutura nas Unidades para o desenvolvimento do trabalho dos psicólogos.
Este tema é de suma importância, visto que a Estratégia de Saúde da Família é um Programa atualmente consolidado no país.
Conclusões/Considerações A atuação do psicólogo é significativa na Estratégia Saúde da Família, visto que a Organização Mundial de Saúde atualmente compreende o bem estar do indivíduo não apenas como ausência de doenças, mas como resultado de cuidados voltados à saúde integral.
Neste contexto, a contribuição da Psicologia, como ciência e profissão, é fundamental para a melhoria da política pública de saúde, do atendimento e das condições de saúde da população.
|