28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13s - Saúde da família e APS: práticas e processos educativos |
24445 - MITOS E VERDADES NA GESTAÇÃO: EXPERIÊNCIA COM UM GRUPO DE GESTANTES EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAS D’ÁVILA-BA SARA DE PINHO GONÇALVES ALMEIDA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ-BA, MAIANE FRANÇA DOS SANTOS - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA -FESFSUS, JAMILLE ARAUJO DE SOUSA SANTOS - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ-BA, ALINE ALMEIDA DANTAS - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ-BA
Período de Realização A experiência aqui relatada foi realizada em 29 de novembro de 2017.
Objeto da Experiência Encontro mensal do grupo de gestantes de uma Unidade de Saúde da Família (USF) em Dias d’Ávila-BA, com a temática “Mitos e verdades na gestação”.
Objetivos Promover educação em saúde a partir da discussão sobre os mitos e verdades que envolvem a gestação; reconhecer os saberes e visões que as gestantes trazem acerca da própria gestação; fortalecer o vínculo entre as gestantes da comunidade e a equipe de saúde.
Metodologia Inicialmente foi discutido em equipe o planejamento da atividade. No momento da ação, foi feito uma roda de apresentação, visando integrar o grupo. Em seguida, utilizou-se uma dinâmica com balões de assopro, na qual cada balão continha uma afirmação sobre o ciclo gestacional e o grupo deveria dizer se tal afirmação tratava-se de um mito ou uma verdade. Após discussão e consenso do grupo, as enfermeiras facilitadoras acrescentavam saberes científicos à discussão.
Resultados Sete gestantes participaram do encontro. Cada uma foi convidada a escolher um balão com uma afirmativa e ler para as demais, iniciando a discussão. As afirmativas utilizadas foram: gestante não pode fazer tratamento odontológico; gestante não pode fazer preventivo; gestante pode fazer sexo durante toda a gestação; após um parto cesáreo não é possível ter parto normal; muito tempo sem comer pode piorar os enjoos; puérpera não pode lavar o cabelo após o parto; gestantes precisam comer por dois.
Análise Crítica A dinâmica permitiu a integração do grupo, pois todas as gestantes contribuíram com experiências vividas em gestações anteriores, na presente, ou mesmo de pessoas conhecidas. O tema foi oportuno para tirar dúvidas e ampliar o conhecimento das gestantes, além de fortalecer o vínculo entre usuárias e equipe e enfatizar momentos importantes da assistência pré-natal, como consulta odontológica e exame preventivo.
Conclusões e/ou Recomendações A gestação é uma fase complexa na vida da mulher, carregada de dúvidas, medos e estigmas, e muitas vezes, nem todas as dúvidas aparecem nas consultas de rotina. O caráter dinâmico de metodologia de grupos, além da interação com outras usuárias, facilita o diálogo e permite que a equipe de saúde desenvolva intervenções oportunas para qualificação da assistência pré-natal oferecida.
|