28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13s - Saúde da família e APS: práticas e processos educativos |
22854 - A VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA NO SABER FAZER DA EQUIPE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE MANOEL DO VALE MORGADO - ITPAC PORTO NACIONAL, EMERSON LEÃO DE SOUSA - ITPAC PORTO NACIONAL, MONALISA MARQUES GERVÁSIO - ITPAC PORTO NACIONAL, GEOVANE SOUZA PEREIRA - ITPAC PORTO NACIONAL, ANDRIELE GASPARETTO - ITPAC PORTO NACIONAL, LORENA DIAS MONTEIRO - ITPAC PALMAS
Período de Realização As práticas de Medicina de Família e Comunidade III (4º período) foram do dia 19/10 a 30/11/2017.
Objeto da Experiência Experiências de atividades práticas na atenção primária à saúde vividas por acadêmicos de medicina do ITPAC de Porto Nacional/TO.
Objetivos Descrever as experiências de acadêmicos de medicina após a realização de atividades práticas na rotina de atuação profissional da equipe multiprofissional de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Metodologia Os alunos foram divididos em duplas para a vivência 1 vez na semana das 8 às 11h nas diferentes áreas de organização da UBS: recepção, acolhimento, sala de espera e vacina, consultório médico e de enfermagem, área de encontro do NASF, domicílios de família para visitas domiciliares, encontro em escolas e com grupo terapêutico de idosos. As atividades propuseram o acompanhamento de cada profissional na sua rotina de trabalho e a execução de ações solicitadas para apoiar a atividade profissional.
Resultados A experiência de viver, observar, aprender e executar serviços da rotina de uma UBS promoveu um intercâmbio de aprendizagens a partir das trocas de experiências e ruptura do fazer diário tecnicista isolado, partindo para relações de trabalho integradoras. Essa vivência mostrou que compreender os espaços e os processos de trabalho da UBS é crucial na vida do médico pois desenvolverá afetividade, entrosamento com a equipe e aplicará a gestão da clínica da Política Nacional de Atenção Básica.
Análise Crítica A visão clássica da medicina biologicista, cartesiana e isolada da equipe para cuidar de pessoas deve ser rompido para um paradigma da medicina centrada na pessoa e na família a partir de um contexto biopsicossocial. E o médico esperado pelo SUS no futuro deve conhecer e estar integrado com a equipe, com sua comunidade e com as práticas da Unidade de Saúde para assim promover uma atenção integral tão necessária na vida das pessoas e da própria comunidade.
Conclusões e/ou Recomendações Vivenciar o serviço na UBS promoveu um olhar sistêmico para estudantes de medicina na realidade do SUS, da atenção básica e do trabalho em equipe e uma aproximação do perfil do egresso requerido pelas novas DCN. O caminho a ser percorrido é longo para se entender a magnitude e complexidade dos serviços e organizações do SUS, mas essas vivências deixam claro que esse é o caminho para a formação de profissionais mais humanos, críticos e reflexivos.
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