Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13s - Saúde da família e APS: práticas e processos educativos

22647 - O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO CENÁRIOS EM SAÚDE DA FAMÍLIA
VINÍCIUS VICARI - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS, VINÍCIUS RAUBER E SOUZA - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO


Período de Realização
Início em abril de 2012 e o projeto continua até o momento.


Objeto da Experiência
O protagonismo estudantil na construção de um projeto / dispositivo educativo que questiona a formação acadêmica em saúde.


Objetivos
O Projeto de Extensão Comunitária “Cenários em Saúde da Família: problematizando saberes e práticas” tem como objetivo questionar e repensar o modelo de formação acadêmica em saúde, através da construção de uma experiência prática junto com uma comunidade de Passo Fundo.


Metodologia
O resumo relata construção do projeto “Cenários em Saúde da Família”. Em 2012, discentes dos cursos da saúde da Universidade de Passo Fundo - UPF, juntamente com professores das disciplinas de saúde coletiva, organizaram a primeira edição de Passo Fundo das Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VER-SUS/Brasil. Os estudantes se reuniram em um coletivo que discutia a formação acadêmica e como as diretrizes curriculares não contemplavam práticas na realidade do SUS.


Resultados
Os encontros do coletivo de estudantes do VER-SUS Passo Fundo resultaram na construção da “Liga Acadêmica de Saúde da Família”. A Liga iniciou suas atividades na comunidade Manoel Corralo, no local conhecido popularmente como “Beco da Princesa”. Após a expansão da Liga Acadêmica, com aumento de participantes e atividades, institucionalizamos o projeto “Cenários em Saúde da Família” como atividade de extensão da UPF. O projeto permanece com atividades de educação popular em saúde na comunidade.


Análise Crítica
A experiência de construção do projeto “Cenários em Saúde da Família” mostra a importância do protagonismo estudantil dentro da formação acadêmica. Além disso, evidencia as potencialidades de metodologias participativas e das vivências multiprofissionais, como o VER-SUS, na formação de estudantes-agentes do seu processo de ensino-aprendizagem e, também, de sujeitos implicados na consolidação e defesa do SUS.


Conclusões e/ou Recomendações
A construção do projeto pelos próprios estudantes nos implica a necessidade de questionar os processos e métodos de formação acadêmica, estimulando o protagonismo dos discentes na formação e construção do SUS. O projeto pode ser entendido como dispositivo educativo e espaço para desenvolver processos de luta no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com as necessidades de saúde da população.

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