28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13s - Saúde da família e APS: práticas e processos educativos |
22612 - FORMAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MARCELO TORRES PEIXOTO - UEFS, NÚBIA SAMARA CARIBÉ DE ARAGÃO - UEFS, MÁRCIA REIS ROCHA ROSA - UEFS, KARINE DE OLIVEIRA COSTA - UEFS, JEERDSON GOIS SANTANA - UEFS, ADRYELLE CLÁUDIA CENAS DE SOUSA - UEFS, CARLOS ALBERTO LIMA SILVA - UEFS, MARLUCE MARIA ARAÚJO ASSIS - UEFS, CARLITO LOPES NASCIMENTO SOBRINHO - UEFS
Período de Realização Uma família acompanhada entre março de 2016/ outubro de 2017, em Unidade de Saúde da Família (USF).
Objeto da Experiência O Projeto Terapêutico Familiar (PTF) foi utilizado como instrumento de gestão do cuidado na Estratégia Saúde da Família.
Objetivos Relatar a experiência de um grupo de alunos no componente curricular Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) do curso de Medicina da UEFS na gestão do cuidado de uma família, utilizando o PTF como bússola para intervenções integrais em saúde na Estratégia Saúde da Família.
Metodologia Na PIESC III (2016), alunos e professores selecionaram uma família em situação de risco. Posteriormente, realizou o diagnóstico situacional da família/pessoas e, finalmente, a elaboração, discussão e pactuação do PTF. Na PIESC IV (2017) realizou-se a execução do PTF mediante ações integrais de promoção da saúde, identificação de riscos e vulnerabilidades, prevenção de doenças e agravos, diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde na USF, no domicílio e em serviços de referência.
Resultados Produto1: visita domiciliar: ambiente domiciliar insalubre; produto2: familiograma mostrou 6 membros de 3 a 71 anos, doença respiratória incapacitante no membro mais idoso; produto3: planilha de intervenção individual/membro de 71 anos “Problemas/Metas/Intervenções”. Intervenções propostas: diagnóstico e tratamento específico do problema respiratório, saneamento do ambiente doméstico, melhorar adesão tratamento medicamentoso e não-medicamentoso da hipertensão e redução/abandono do etilismo.
Análise Crítica Limitações: dificuldade para compra de medicamentos, reforma do domicílio e dificuldade para mudança de hábitos de vida/ comportamentos. Entretanto, estas limitações foram enriquecedoras no processo ensino/aprendizagem, pois revelaram o ambiente social e econômico interferindo direta ou indiretamente na saúde das pessoas. Ressaltou a autonomia e a importância da longitudinalidade no acompanhamento dos processos que envolvem mudanças de hábitos e atitudes dos sujeitos individuais ou coletivos.
Conclusões e/ou Recomendações O uso do PTF nas PIESC no Curso de Medicina da UEFS proporcionou a alunos/professores/profissionais dos serviços um instrumento de identificação, explicação e resolução de problemas de saúde complexos e multicausais encontrados na Atenção Primaria à Saúde. O passo a passo da elaboração, discussão, pactuação e execução ao longo de dois anos letivos propiciou uma gestão qualificada do cuidado e atendeu as Diretrizes Curriculares Nacionais.
|