28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13r - Educação e formação: estratégias para o cuidado 1 |
29112 - NOVA PNAB: IMPRESSOES DE TRABALHADORES DA ATENCAO BASICA ANA CRISTINA SOUTO - UFBA, FERNANDA MACIEL - UFBA, RAPHAEL BARRETO - UFBA, CLARISSA MAIA - UFBA, DANIEL HIPÓLITO - UFBA, ISABELA FERREIRA - UFBA, MICHELLE VILAS BOAS - UFBA, PEDRO AUGUSTO LOPES - UFBA, JUDAH BAROUH - UFBA, LETICIA MASCARENHAS - UFBA
Período de Realização Experiência da atividade pratica realizada na disciplina Políticas de Saúde ISC-UFBA semestre 2017.2.
Objeto da Experiência Relato de experiência sobre impressões de profissionais da ESF sobre as mudanças ocorridas na PNAB no ano de 2017.
Objetivos Relatar a experiência vivida em uma atividade pratica de uma componente curricular do Curso de Medicina - UFBA sobre impressões de profissionais de uma unidade de Saúde da Família acerca das mudanças ocorridas na PNAB 2017.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência da atividade pratica, da disciplina, ocorrida em três momentos em uma unidade de ESF, cada um com duas horas de duração. O primeiro momento, definiu atividades e os dois seguintes, destinados a discutir as mudanças ocorridas na nova PNAB e suas principais consequências. Para aquisição das informações utilizadas nos encontros foram realizadas atividades de revisão bibliográfica, consultas a documentos e posicionamento dos atores sociais em sítios eletrônicos.
Resultados Nos encontros discutiu-se as PNABs e suas mudanças ocorridas; Principais diferenças entre as PNABs anteriores e de 2017, em especial a questão do financiamento, modelos de atenção à saúde, composição das equipes, carga horaria profissional. Ao longo dos encontros, os trabalhadores manifestaram algumas dúvidas e importantes reflexões e posicionamentos acerca das mudanças na PNAB. Também destacaram que o contexto atual de crise, representa uma séria ameaça ao futuro da Atenção Básica no Brasil.
Análise Crítica Este projeto, ao realizar a apresentação e discussão da atual Política Nacional de Atenção Básica aos profissionais da Unidade de Saúde da Família deixa evidente a importância de encontros dialógicos com a equipe profissional para a atualização desses acerca das mudanças sofridas nas políticas e práticas em saúde. Identificou-se ainda que a ausência de informação sobre o tema se constituiu como limitante na capacidade de expressão de parte dos trabalhadores nesses encontros.
Conclusões e/ou Recomendações A pratica realizada finalizou-se com várias descobertas e aprendizagens. Fomos capazes de vivenciar, mesmo que através de relatos, a complexidade do trabalho no âmbito da saúde. Percebemos, ainda, que existem muitas dificuldades e desafios na implementação da política de Atenção Básica, em especial aquelas relacionadas à gestão e ao trabalho daqueles lidam diretamente os problemas e demandas de saúde relacionados à AB.
|