28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13r - Educação e formação: estratégias para o cuidado 1 |
27438 - FORMAÇÃO EM SAÚDE: UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA ANA PAULA MEDEIROS PEREIRA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA – ISC/UFBA, CAMILE BATISTA CABRAL - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA – ISC/UFBA, FERNANDA DOS REIS SOUZA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA – ISC/UFBA, MICHELLE CASTRO MONTOYA FLORES - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA – ISC/UFBA, MARCOS PAULO ALMEIDA SOUZA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA – ISC/UFBA, JULIANA PRATES SANTANA - INSTITUTO DE PSICOLOGIA - ISC/UFBA, LETÍCIA MARQUES SANTOS - INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS - IHAC/UFBA, DARCI NEVES DOS SANTOS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA – ISC/UFBA
Período de Realização Início em abril de 2017 até os dias atuais
Objeto da Experiência Eixo de formação do projeto Desenvolvimento Infantil na Comunidade para estudantes e profissionais no contexto da atenção básica (AB)
Objetivos Relatar experiências que buscam: 1- qualificar profissionais e estudantes para um olhar integral sobre desenvolvimento infantil e atuação com crianças com deficiência; 2- desenvolver competências para aplicação de instrumentos de avaliação, estimulação e acompanhamento do desenvolvimento infantil.
Metodologia O projeto contempla frentes de formação realizadas ou em curso: (1) cursos para estudantes e profissionais da rede, com metodologia participativa, vivência de grupo e de sensibilização, elaboração de Projetos Terapêuticos Singulares, práticas no território para construção de grupos de intervenção e para avaliação do desenvolvimento infantil e estimulação do ambiente doméstico; (2) Residência Multiprofissional visando formação em serviço, com foco no desenvolvimento infantil na Atenção Básica
Resultados No eixo de formação multiprofissional, que incorpora conteúdos ampliados na compreensão do desenvolvimento infantil, bem como instrumentalização para avaliação e intervenção, realizou-se curso para 100 profissionais de saúde; em março de 2018 inicia a primeira turma da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase na primeira infância no contexto do Zika Vírus, com a lotação de 14 residentes e estão previstos dois Cursos de Extensão na área para 10 profissionais e 50 estudantes.
Análise Crítica Apesar dos esforços no âmbito da formação em saúde para o reconhecimento do papel da atenção básica no desenvolvimento infantil integral, ainda há barreiras que dificultam esse processo, tais como foco da formação no modelo biomédico e no cuidado especializado. Assim, torna-se restrito o olhar intersetorial, comprometendo a integração das ações de saúde com a rede de educação e assistência social
Conclusões e/ou Recomendações Intervir na infância é atuar sobre o futuro da sociedade. Assim, uma formação interdisciplinar, que toma a abordagem familiar e comunitária enquanto um de seus pilares é fundamental, pois permite formar profissionais com habilidade para estimular o desenvolvimento infantil saudável e integral, ampliando o cuidado a crianças com deficiência na AB, diante das potencialidades e possibilidades dos territórios para inclusão social dos sujeitos.
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