Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13r - Educação e formação: estratégias para o cuidado 1

27328 - A INTERSETORIALIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA A QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO AO IDOSO VULNERÁVEL NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
ELISA CANOLA PEREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO, SUELI APARECIDA MANESCO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO, LIA DÉBORA SZTULMAN - SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE SÃO PAULO, ELINEA GONÇALVES MEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE SÃO PAULO


Período de Realização
agosto de 2013 até o presente momento. Reuniões mensais macro e micro territorial


Objeto da Experiência
Profissionais atuantes na área da Saúde e Assistência Social da região de abrangência da prefeitura regional Sé de São Paulo.


Objetivos
Contribuir para a qualificação dos profissionais e formulação de políticas públicas voltada aos idosos vulneráveis da região Central do Município de São Paulo.


Metodologia
Divisão em micro-territorios com encontros bimestrais e reunião macro-territorial bimestral. Estratégia de exposição dialogada seguida de roda de conversa, além de auto avaliação e avaliações periódica do trabalho


Resultados
Indicam a aderência dos profissionais aos encontros mensais, contanto com a cobertura de todos os Serviços de cuidado ao idoso de Saúde e Assistência Social e apontam a necessidade do trabalho intersetorial para a qualificação no atendimento e formulação de novas politicas públicas.


Análise Crítica
Ha ainda uma carência significativa de trabalhos na perspectiva intersetorial para o fortalecimento da rede de cuidado ao idoso. É fato que, para a qualificação do cuidado, ha que se considerar a presença das politicas públicas de Saúde e Assistencia Social no que tange a atenção ao idoso vulnerável. Neste sentido, os encontros significam o fortalecimento desta perspectiva de trabalho.


Conclusões e/ou Recomendações
A sistematização do trabalho intersetorial junto aos profissionais da Saúde e Assistência Social é condição para a qualificação no atendimento aos idosos vulneráveis da região central e para a oferta de Serviços que estejam devidamente capacitados, por meio de seus profissionais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360