28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13r - Educação e formação: estratégias para o cuidado 1 |
24973 - CONHECENDO O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS CÉLIDA - ESTÁCIO DE SA, YASMIM SAMELA VIEIRA, JEREMIAS - ESTÁCIO DE SÁ, DARA BARCELOS DOS SANTOS - ESTÁCIO DE SA
Período de Realização O dia 16-08-2017, alunos assistiam o documentário Políticas de Saúde no Brasil. Um século de luta pelo direito a saúde
Objeto da Experiência Problematizar o documentário ressaltando a importância da atuação participativa dos cidadãos na construção do Sistema Único de saúde Brasileiro.
Objetivos 1) Conhecer a evolução das políticas de saúde no Brasil com suas características em cada década até a criação do Sistema Único de Saúde; 2) Analisar a participação dos diferentes sujeitos sócias na luta pela defesa de acesso as determinantes sócias da saúde especialmente acesso a serviços de Saúde
Metodologia Trata-se de um relato de experiência com método descritivo, abordagem qualitativa e revisão do texto. A população são 19 alunos com idades entre 19 e 25 anos matriculados e presentes na disciplina Saúde Coletiva na Enfermagem, após assistirem, com mediação da professora problematizou-se, fizeram um resumo, as respostas foram organizadas em categorias para facilitar sua compreensão apresentando-as segundo número de ocorrência (mais de 15 vezes) considerando a cronologia do documentário
Resultados Aparecem a Revolta da vacina pela falta de informações; Os pobres dependiam dos hospitais filantrópicos, benzedeiras e curandeiras; Os Ricos tinham acesso à saúde privada; Getúlio Vargas criou os Institutos de Aposentadorias e Pensões; o Ministério do Trabalho-Saúde, Leis Trabalhistas e a Petrobrás; participação do Movimento Social formado por trabalhadores, médicos, em luta da saúde como direito de todos; A Reforma Sanitária buscava melhoria da saúde; em 1990 ocorreu a criação do Sistema Único de Saúde;
Análise Crítica Alunos afirmam que no início do século XX, a situação sanitária no Brasil era precária, com surgimento de endemias e epidemias que obrigou o governo tomar medidas autoritárias gerando revolta popular, os alunos percebem existência das diferenças sociais gerando iniquidades na atenção somente a saúde, dão muita relevância e admiram o governo de Getúlio Vargas. Afirmam a luta das diferentes organizações cidadãs na cobrança e efetivação de direitos tendo efetivado com a criação do sistema único de saúde
Conclusões e/ou Recomendações Os alunos tiveram a percepção do quadro de saúde caótico, excludente, precário e desigual, relataram fatos históricos relacionando-os ao direito dos cidadãos e obrigação do estado, porém o segundo objetivo conhecer a política do Sistema Único de Saúde, não foi totalmente problematizado ou relatado. Fica explicita a recomendação que a professora da disciplina possa problematizar efetivamente o SUS para que os alunos se aprofundem mais no assunto.
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