28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13r - Educação e formação: estratégias para o cuidado 1 |
24137 - CAPACITAÇÃO EM CONSULTA GINECOLÓGICA DE ENFERMAGEM COM FOCO NA DETECÇÃO PRECOCE E PREVENÇÃO DOS CÂNCERES DE COLO DO ÚTERO E MAMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA. LIDIA SANTOS SOARES - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, DANIELLE BUSQUET DE SOUSA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, MARIA DA ANUNCIAÇÃO SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, MARCELA DE ABREU MONIZ - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, VIRGÍNIA MARIA DE AZEVEDO OLIVEIRA KNUPP - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, BISMARKS RODRIGUES LOPES - ESPECIALIZANDO EM ONCOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO/UERJ, SUZANA LAURA DE SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, YAMÊ REGINA ALVES - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, IRMA DA SILVA BRITO - ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA-PORTUGAL, ANA BEATRIZ AZEVEDO QUEIROZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização De março a julho de 2018, considerando desde o planejamento até a etapa de avaliação da atividade.
Objeto da Experiência Capacitação de enfermeiros da rede básica de saúde para atuarem nas consultas ginecológicas com ênfase na detecção precoce do câncer de colo e mama.
Objetivos Capacitação de enfermeiros da rede básica de saúde para atuarem nas consultas ginecológicas com ênfase na detecção precoce do câncer de colo e mama.
Metodologia O projeto, financiado pela International Society of Nurses Cancer Care (ISNCC), utiliza a metodologia de pesquisa ação participativa e está sendo implementado nas seguintes etapas: Desenvolvimento do curso “Pesquisa ação participativa para enfermeiros” para qualificar os organizadores da capacitação; Recrutamento dos enfermeiros dos municípios da baixada litorânea para participarem da capacitação; Implementação da capacitação, consolidação dos dados e produtos, elaboração de relatório final.
Resultados Equipe organizadora da capacitação e outros docentes da UFF qualificados com a metodologia da pesquisa ação participativa. Capacitação de sessenta (60) enfermeiros da rede pública de saúde dos municípios envolvidos a fim de melhorar a qualidade da atenção dispensada às mulheres durante as consultas ginecológicas de enfermagem com ênfase na detecção precoce e na prevenção do câncer de colo do útero e mama.
Análise Crítica A capacitação de enfermeiros que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) justifica-se tendo em vista a alta incidência e mortalidade de mulheres por câncer de colo uterino e de mama no Brasil e no mundo. Este projeto pretende subsidiar o trabalho do enfermeiro durante as consultas ginecológicas e trabalhos educativos, no que tange à prevenção primária e secundária, garantindo o diagnóstico precoce e o bom prognóstico destas doenças de grande magnitude epidemiológica, social e econômica.
Conclusões e/ou Recomendações O conhecimento construído através de capacitações/qualificações em saúde sob a perspectiva da metodologia participativa proporciona a troca de experiências entre os participantes, bem como a problematização e reflexão da práxis, evidenciando a consulta de enfermagem como um processo relevante para a detecção precoce e o bom prognóstico das doenças em questão.
|