28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13r - Educação e formação: estratégias para o cuidado 1 |
23841 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA DENNIS SOARES LEITE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), ANA PAULA BORGES DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA), ADNA VIVIANNE ROCHA FREIRE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA), ANA LUÍZA FERREIRA MARTINS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA), ÁPIO RICARDO NAZARETH DIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
Período de Realização Pesquisa realizada no dia 26 de maio de 2017 no Barracão Cultural do Boi Marronzinho em Belém do Pará.
Objeto da Experiência Relatar a experiência dos acadêmicos de Fisioterapia da Universidade Federal do Pará (UFPA) na educação em saúde sobre violência contra a criança
Objetivos Fornecer conhecimento sobre os tipos de violência praticados contra a criança: violência física, psicológica, sexual e negligência além de verificar o conhecimento e percepção desses pais e cuidadores, bem como dessas crianças sobre os tipos de violência e onde buscar ajuda.
Metodologia A equipe abordou de forma dinâmica o conteúdo da apresentação. A ação foi dividida em três momentos: Tipos de violência (Violência emocional, violência física, violência sexual e negligência). Sinais e sintomas da violência e onde procurar ajuda. Nos dois primeiros momentos foi usado como tecnologia de exposição um modelo de uma criança desenhada em papel e com sinais e sintomas dos diferentes tipos de violência. Ao final foram distribuídos os números e locais onde poderiam procurar ajuda.
Resultados As participantes foram mães e avós dessas crianças, sendo, as mães, em sua maioria na faixa etária da adolescência. Os familiares demonstraram interesse pelo tema bem como sobre os sinais e sintomas que podem indicar uma possível violência, no entanto, um dado importante na pesquisa foi a falta de conhecimento dos cuidadores sobre os tipos de violência, tendo conhecimento apenas da violência física e sexual, desconhecendo o conceito e sinais e sintomas da violência emocional e negligência
Análise Crítica Foram encontrados poucos estudos na literatura que avaliassem o conhecimento dos responsáveis de crianças e adolescentes sobre a violência e os locais de denúncia, bem como esse momento de educação em saúde para esses familiares. Os estudos que trataram desse tema tinham como população profissionais da área da saúde, no entanto deve-se ressaltar o fato que muitas vezes esses familiares não possuem conhecimento sobre a temática voltadas principalmente para os sinais e sintomas.
Conclusões e/ou Recomendações A aceitação da atividade foi muito positiva, visto que as pessoas ali presentes participaram ativamente da proposta educativa, respondendo aos nossos questionamentos e interagindo com a atividade. As ações educativas são meios válidos para a promoção de saúde, tendo em vista o conhecimento ministrado foi útil para prevenção de violência e esclarecimentos de dúvidas da comunidade.
|