28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13r - Educação e formação: estratégias para o cuidado 1 |
23639 - EAD MORHAN: O USO DA TECNOLOGIA E DAS MÍDIAS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO DE ATUALIZAÇÃO EM HANSENÍASE. ARTUR CUSTODIO MOREIRA DE SOUSA - ENSP - MORHAN, MERCEDES NETO - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ, PAULA SOARES BRANDÃO FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ E MORHAN - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ E MORHAN, MARY HELLEM SILVA FONSECA - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ, LETÍCIA RAMOS DA SILVA - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ, JULIA NASCIMENTO - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ, JESSICA MAGALHÃES ASSIS - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ, SONIA ACIOLI - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ
Período de Realização O período de realização teve a duração de cerca de 06 meses – de abril à outubro de 2017.
Objeto da Experiência Criação de curso EAD para voluntários do MORHAN em plataformas digitais para abrangência nacional.
Objetivos Criar um curso básico para apresentação e atualização de conteúdos sobre Hanseníase aos voluntários do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, utilizando mídias virtuais (vídeos) e com divulgação rápida e ágil em plataformas digitais.
Metodologia Elaborado pelo Departamento de Formação do Morhan, TV Morhan e projeto de extensão universitária “Epidemiologia & Mídia” da UERJ. O público-alvo foram os voluntários do MORHAN. O material foi organizado em blocos temáticos (Resgate Histórico da Hanseníase, Políticas Públicas e Hanseníase, Cuidado em Hanseníase e Construção de Rede e Articulação Interdisciplinar em Hanseníase), cada um com até dez vídeos de 15 min de duração, textos de apoio e testes com até dez perguntas de fixação de conteúdo.
Resultados Inicialmente, 30 voluntários participantes receberam os vídeos, textos e links para teste. No período de julho a novembro de 2017 foram produzidos vinte vídeos. Entre estes, quatro do primeiro bloco (História da Hanseníase, Hanseníase x Lepra, Movimentos Sociais e Estatuto do MORHAN) foram editados pelo projeto de extensão “Epidemiologia & Mídia” e amplamente disponibilizados nas redes sociais. Obtendo um total de 1118 visualizações no YouTube.
Análise Crítica A necessidade de atualização dos voluntários para o projeto organizado e coordenado pela Organização Panamericana de Saúde e Ministério da Saúde, com apoio e participação do MORHAN levou a produção e disponibilização de vídeos em temáticas de todos os blocos. O acesso a informação em Hanseníase pelo MORHAN, em parceria com a universidade, além de proporcionar entendimento aos voluntários sobre a temática, também garante o conhecimento sobre saúde pública e direitos sociais acerca da doença.
Conclusões e/ou Recomendações O crescimento e popularização das mídias digitais permitiu a difusão da informação para públicos com dificuldades em acessibilidade e pouca escolaridade, facilitando a educação em saúde. A limitação de recursos foi um dos fatores que atrasou a conclusão do curso. Em 2018 o projeto pretende concluir os módulos, aprimorar a edição e divulgação, melhorar o processo de avaliação e estender para todos os voluntários do MORHAN no Brasil
|