28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13r - Educação e formação: estratégias para o cuidado 1 |
22562 - DINÂMICA DO MOSQUITINHO QUENTE: UM OLHAR SOBRE A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE UM CENTRO DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE, MG. RACHEL DA SILVA SANTOS - FCMMG, MICHELLE LACERDA AZEVEDO - FCMMG, ISABELA MIE TAKESHITA - FCMMG, LUCIANA RAMOS DE MOURA - FCMMG, ALESSANDRA SILVA LIMA JARDIM - FCMMG, CLAUDIRENE MILAGRES ARAUJO - FCMMG, GENILTON RODRIGUES CUNHA - FCMMG, MARCELO MEDEIROS SALLES - FCMMG, LUCIANA ALVES SILVEIRA MONTEIRO - FCMMG, AUGUSTO RANGEL MATTOS JARDIM - FCMMG
Período de Realização Durante o primeiro semestre de 2016.
Objeto da Experiência Equipe multiprofissional de uma unidade básica de saúde de Belo Horizonte, MG.
Objetivos Proporcionar um momento de interação e atualização sobre Aedes aegypti, dengue, Chikungunya e Zika vírus para profissionais da unidade, preparando a equipe para orientar a população sobre um tema contemporâneo.
Metodologia Realizou-se uma ação de educação continuada com metodologia ativa para uma equipe multiprofissional, com recursos audiovisuais sobre Aedes aegypti, Dengue, Chikungunya e Zika vírus. O jogo intitulado “Mosquitinho Quente”, constituiu-se da passagem, de mão em mão, do desenho do Aedes, quando a música parava o profissional que ficara com o desenho respondia uma pergunta relacionada ao tema. Dessa maneira, foi possível sanar dúvidas e aumentar a troca de experiências.
Resultados Quinze profissionais participaram da ação, dentre eles: enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliar bucal, assistente social, recepcionistas e agentes comunitários de saúde. A participação e interação dos profissionais foi de fundamental importância para alcançar o objetivo proposto e sanar as dúvidas existentes dentro da equipe, capacitando-a para o adequado manejo com a população sobre o vetor e as doenças.
Análise Crítica Percebeu-se que cada profissional apresenta uma limitação relacionada ao conhecimento de respostas básicas para a população. Como a unidade é porta de entrada para os serviços de saúde, isto não deveria acontecer. É necessário nivelar as informações passadas para a população, otimizando as ações preventivas em saúde e em casos endêmicos. A escolha pela metodologia ativa foi muito elogiada pelos profissionais, que se sentiram mais vontade para interagir e participar.
Conclusões e/ou Recomendações Apesar de ser um tema já conhecido pelas unidades básicas, ainda havia muitas lacunas de conhecimentos a serem preenchidos. Acreditamos que o objetivo tenha sido atingido uma vez que realizamos a atualização da equipe de modo lúdico e descontraído. A excelente adesão dos profissionais revelou a necessidade de mudança nas metodologias de educação permanente, priorizando a participação ativa dos mesmos dentro da proposta
|