28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13r - Educação e formação: estratégias para o cuidado 1 |
22551 - FORMAÇÃO DE EQUIPE PARA TRANSPLANTE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO - PERCURSOS E CONSTRUÇÕES ANA CRISTINA CARNEIRO MENEZES GUEDES - HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO, MARIA HELENA BARCELOS - HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO, ROSÂNGELA CAETANO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CENTRO BIOMÉDICO, DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE., MARIA ELIZA DE GOLVÊA MARTI FERRÃO - HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO, DANIELE MUNIZ DA SILVA - HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO, ANGÉLICA BAPTISTA SILVA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA. LABORATÓRIO DE TELESSAÚDE
Período de Realização A experiência ocorreu em hospital federal do Rio de Janeiro no período de julho/2015 a dezembro/2017.
Objeto da Experiência O presente relato tem como objeto o processo de formação de equipe multidisciplinar em transplante cardíaco.
Objetivos • Produzir campo de análise sobre referenciais teórico-práticos do processo de formação, subsidiando a práxis da equipe multidisciplinar.
• Organizar estratégias de intervenção coletivas no âmbito do projeto Doação e Transplante Cardíaco, fortalecendo os projetos de trabalho e conhecimentos.
Metodologia Trata-se de estudo descritivo, qualitativo, com delineamento não experimental. O relato faz uma análise do processo de capacitação e seus efeitos na prática de trabalho, através de registros e observações sistemáticas, buscando identificar as principais características do processo. A experiência se deu durante o curso Tutoria em Transplante Cardíaco- MS. Foram realizados módulos através de ambiente virtual com videoaulas/fórum e 13 módulos de treinamento presencial, perfazendo um total de 360h.
Resultados Estratégias de intervenção institucional foram organizadas na perspectiva de estabelecer um espaço de interlocução entre campo de formação e contexto de trabalho. Algumas questões foram destacadas: 1-Construção de práticas articuladas para fortalecimento do projeto; 2-Formulação de planos de trabalho com definição de ações/fluxos/processos; 3-Desenvolvimento de ferramentas conceituais para o trabalho; 4-Elaboração de projeto de implementação de ambulatório de insuficiência cardíaca avançada.
Análise Crítica Um dos desafios foi a constituição da equipe de profissionais enquanto grupo de trabalho, na perspectiva de pensar os conhecimentos/experiências, adquiridos no curso, refletidos sobre nossas próprias práticas na instituição. A experiência no curso de formação, para além dos conhecimentos técnicos, evidenciou a complexidade que envolve os modos de organização do trabalho e a formação em saúde, apontando o desafio para construção de cenários de ensino que escapem a lógica dos modelos biomédicos.
Conclusões e/ou Recomendações O curso fortaleceu o trabalho da equipe multiprofissional. O processo educativo, as experiências de trabalho e as diferentes realidades dos centros participantes ampliaram o olhar e as parcerias na construção de redes. Infraestrutura/logística/suporte não foram tendência dominante no processo, podendo se configurar como eixo estruturante no processo de implantação e implementação de novas práticas de trabalho institucionais.
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