28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13r - Educação e formação: estratégias para o cuidado 1 |
21990 - A IMPORTÂNCIA DO GRUPO DE GESTANTES COMO FACILITADOR DO PRÉ-NATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. FABIANA DE GUSMÃO CUNTO HEEREN MACEDO - UERJ
Período de Realização O estudo foi realizado através de informações contidas nos grupos de gestantes no ano de 2017.
Objeto da Experiência O Objeto do estudo trata de um relato de experiência sobre a importância do grupo de gestantes como um facilitador do pré-natal.
Objetivos Os objetivos são relatar a experiência do grupo de gestantes como facilitador do pré-natal em unidades de atenção primária e descrever e analisar a importância do grupo de gestantes como facilitador do pré - natal em uma unidade de atenção primária.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo na modalidade relato de experiência, a partir da vivência no grupo de gestantes de uma unidade de atenção primária. Ocorre duas vezes por mês no período da manha e a tarde. Tem como responsáveis dois enfermeiros e conta com o apoio da equipe multiprofissional. É uma atividade educativa cíclica com um total de 10 disparadores temáticos. A cada reunião é abordado um tema e leva-se em consideração a curiosidade e as demandas trazidas pelas gestantes.
Resultados Considerando os conhecimentos prévios e as expectativas das gestantes foram possíveis verificar a forma de interação e o debate evidenciado na troca de experiência como na ampliação dos saberes. Além de favorecer a relação paciente e profissional com estabelecimento de confiança e vínculo e assim com olhar mais crítico perceberam-se lacunas de informações relevantes que muitas vezes deveriam ser preenchidas na consulta e o grupo mostrou-se como um suporte educativo e complementar ao pré-natal.
Análise Crítica Considerando os conhecimentos prévios e as expectativas das gestantes foram possíveis verificar a forma de interação e o debate evidenciado na troca de experiência como na ampliação dos saberes. Além de favorecer a relação paciente e profissional com estabelecimento de confiança e vínculo e assim com olhar mais crítico perceberam-se lacunas de informações relevantes que muitas vezes deveriam ser preenchidas na consulta e o grupo mostrou-se como um suporte educativo e complementar ao pré-natal.
Conclusões e/ou Recomendações Recomenda-se que as gestantes participem desse tipo de atividade o mais precocemente possível para que, por meio da criação do vínculo com os profissionais, as ações educativas sejam realizadas com sucesso contribuindo para melhoria da qualidade da assistência com ações de promoção à saúde materna e infantil além da necessidade de capacitação permanente dos profissionais de saúde, com ações de educação em saúde alinhadas também ao pré-natal.
|