28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13r - Educação e formação: estratégias para o cuidado 1 |
21262 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: FÓRUM NACIONAL DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EDNA LINHARES GARCIA - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL, CAMILA DUBOW - 13ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE/RS, MORGANA PAPPEN - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL, MARIA CAROLINA MAGEDANZ - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL, LENI DIAS WEIGELT - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL, MARISTELA SOARES DE REZENDE - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL, LIA POSSUELO - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL, PATRICIA MARCANTE - 13ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE/RS, CAROLINA BARBOSA SILVA - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL, SUZANE BEATRIZ FRANTZ KRUG - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
Período de Realização Realizou-se entre os dias 26 e 27/10/2017 na Universidade de Santa Cruz do Sul/RS.
Objeto da Experiência Agregar e compartilhar conhecimento entre comunidade, gestores, profissionais e acadêmicos envolvidos com a temática da pessoa com deficiência.
Objetivos Promover reflexões e debates dos processos de assistência e de trabalho voltados à saúde das pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde, além de contribuir para a articulação e integração das ações e dos serviços de saúde da rede, visando à continuidade e integralidade no cuidado em saúde.
Metodologia O “Fórum Nacional da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e 4º Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde” integra o projeto “Estratégias de Educação Permanente em Saúde na Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência”, contemplado no Prêmio INOVASUS/Organização Pan-Americana Saúde /Ministério da Saúde. Foi estruturado em oficinas temáticas, mesas redondas, conferência e momentos culturais. Os palestrantes eram representantes dos serviços e de universidades.
Resultados No evento, ocorreram quatro mesas redondas, dois momentos culturais, uma conferência e quatro oficinas, tratando do tema “Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência”. Contou com a presença de gestores e trabalhadores de saúde dos municípios e da 13a Coordenadoria Regional de Saúde/RS; serviços de Reabilitação, Urgência e Emergência, Hospitais, além de pessoas com deficiência usuárias dos serviços da rede; acadêmicos e docentes de cursos da área da saúde, tendo aproximadamente 350 participantes.
Análise Crítica O evento proporcionou discussões e reflexões sobre o tema, permitindo aos profissionais, usuários, gestores de saúde e demais envolvidos repensarem e aprimorarem suas práticas, contribuindo para transformações e inovações no campo da saúde da pessoa com deficiência. Houve aproximação entre a pesquisa acadêmica e as reais necessidades da gestão em saúde na região em questão, colaborando para a organização e implementação das políticas públicas de saúde na região voltadas ao tema.
Conclusões e/ou Recomendações Concluiu-se que o evento fomentou elementos para o planejamento de ações e para a definição de prioridades e aprimoramento de políticas públicas, facilitando e subsidiando a tomada de decisões sobre a atenção à saúde das Pessoas com Deficiência, preparando o sistema regional de saúde para o enfrentamento qualificado das deficiências.
|