Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13q - Os desafios da formação nos seus diversos espaços

28803 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA (ACADÊMICO) DO INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES (IAM): ESTUDO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS.
ANA PAULA DO NASCIMENTO - IAM, ANTONIO DA CRUZ GOUVEIA MENDES - IAM, CONSTÂNCIA FLÁVIA JUNQUEIRA AYRES LOPES - IAM, KÁTIA REJANE DE MEDEIROS - IAM


Apresentação/Introdução
O Estudo de Acompanhamento de Egressos é uma ferramenta gerencial que, em conjunto com outros indicadores, sobretudo os que estão estabelecidos no processo avaliativo da Capes, subsidia decisões relevantes para melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos pelo IAM. Adicionalmente, esta ferramenta é útil para avaliar o impacto do programa e sua inserção social.


Objetivos
A pesquisa visa aferir o grau de satisfação do egresso do Programa de Saúde Pública e o impacto da formação na sua vida pessoal e profissional.


Metodologia
A pesquisa foi realizada através de um formulário eletrônico encaminhado aos egressos elaborado especificamente para esta finalidade, com questões fechadas e campos abertos para críticas e sugestões, composto por quatro eixos estruturantes: Dados pessoais; Atividade Profissional; Satisfação Profissional; e Avaliação do Curso.
Os egressos foram contatados via e-mail disponível na secretaria acadêmica. Os resultados foram filtrados de acordo com os itens estabelecidos no objetivo da pesquisa e sistematizados em relatório gerado pelo próprio sistema.



Resultados
O formulário foi enviado para 218 egressos, dos quais 62 responderam, totalizando 28,31%. Obtivemos os seguintes resultados: 1. Grau de impacto no aumento da remuneração: 34,4% -alto; 47,4% médio e 18,0% baixo; 2. Grau de impacto na ampliação das oportunidades de trabalho: 59,0% alto; 31,1% médio e 9,8% baixo; 3. Grau de impacto em crescimento pessoal: 80,3% alto, e 19,7% médio; 4. Grau de impacto na vida profissional: 72,1% alto; 26;2% médio; e 1,6% baixo; 5. Natureza do vínculo profissional: 88,9% pública; 6,0% privada e 5,1 de Organização não-governamental; Grau de satisfação com o programa: 72,5% excelente; 22% bom; e 5,5% regular.


Conclusões/Considerações
Os resultados mostraram que o Programa de Saúde Pública do IAM tem impactado positivamente na vida profissional e pessoal da maioria dos egressos. A maior inserção dos egressos no mercado de trabalho ocorreu em instituições de natureza pública o que revela um impacto direto na qualidade dos profissionais do serviço público, no campo da saúde coletiva, atuando no enfrentamento dos desafios do SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360