28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13q - Os desafios da formação nos seus diversos espaços |
27389 - A FORMAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA CDEAD/ENSP/FIOCRUZ PRISCILA TALITA OLIVEIRA SILVA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, SIMONE AGADIR DE AZEVEDO SANTOS - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, MARIA ANGÉLICA COSTA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, MOACYR TORRES JÚNIOR - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, ANTÔNIA MARIA COELHO RIBEIRO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CLEIDE FIGUEIREDO LEITÃO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Período de Realização Experiência desenvolvida pela equipe de Formação Docente (CDEAD/ENSP), nos cursos EAD.
Objeto da Experiência Formação permanente dos orientadores de aprendizagem como estratégia para qualificar a mediação pedagógica realizada pelos tutores CDEAD/ENSP.
Objetivos Fortalecer o trabalho pedagógico realizado pelos orientadores de aprendizagem (OAs) com os tutores visando qualificar a mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem dos cursos EAD. E abordar as diferentes ações realizadas pela equipe de Formação Docente, da CDEAD/ENSP, durante a formação.
Metodologia Os temas trabalhados nas formações variam de acordo com a especificidade do curso e identificação feita pelos OAs, a partir da necessidade apontada pelos tutores. São eles: mediação pedagógica, fórum, avaliação, feedback e relação tutor-aluno. A formação ocorre em encontros sistemáticos, presenciais e/ou virtuais, tendo as discussões subsidiadas por leitura de textos e/ou outros recursos pedagógicos, apoiado na prática pedagógica dos tutores e nas dinâmicas que ocorrem no exercício da tutoria.
Resultados Ao longo dos anos, observou-se o aprimoramento da equipe de Formação Docente e da qualidade da mediação pedagógica desenvolvida nos curso EAD pelos tutores. Os orientadores de aprendizagem têm relatado maior segurança no exercício de suas atribuições, a saber, o apoio à trajetória do tutor, incentivando-o ao exercício ativo da tutoria, propondo ações que possibilitem diagnosticar e intervir no seu desempenho.
Análise Crítica A proposta pedagógica adotada na modalidade EAD da CDEAD/ENSP/Fiocruz busca potencializar a formação permanente dos OAs e seu desdobramento ao longo da formação permanente dos tutores, levando em consideração os desafios da mediação pedagógica e dos questionamentos sobre: vínculo afetivo, estímulo, organização dos estudos, participação nos fóruns, avaliação das produções, dentre outros. A superação dos desafios exige estratégias para o fortalecimento do trabalho docente.
Conclusões e/ou Recomendações O OA deve atuar como referência teórico-metodológica e pedagógica dos tutores. E a equipe de Formação Docente, da CDEAD/ENSP/Fiocruz, tem buscado superar por meio de diferentes atividades os desafios inerentes ao trabalho pedagógico em EAD. O espaço de formação permanente é potente estratégia para a qualificação da mediação pedagógica nos cursos, todavia, torna-se importante a sensibilização do OA quanto à relevância da construção desse espaço.
|