Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13q - Os desafios da formação nos seus diversos espaços

22645 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE, JUVENTUDE INDÍGENA E SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
TANISE DE OLIVEIRA FERNANDES - SESAI


Período de Realização
A experiência iniciou em janeiro de 2016 e se mantêm até os dias atuais.


Objeto da Experiência
Apresentar o trabalho de educação em saúde tendo como foco a saúde mental junto aos jovens indígenas em aldeias da região de Dourados/ Mato Grosso do Sul.


Objetivos
Trabalhar educação em saúde junto aos jovens indígenas abordando temáticas no âmbito da saúde mental e bem estar social. Possibilitar um espaço de trocas, acolhimento de angústias e demandas em comum, pautando a reflexão sobre a realidade da juventude indígena e possíveis estratégias de mudanças.


Metodologia
As atividades educativas são realizadas a partir de encontros e oficinas nos mais diversos contextos: escolas, associações de jovens e microareas de saúde em quatro aldeias. Ocorrem em grupos abertos tendo a proposta inicial em levantar as demandas e dúvidas no campo da saúde e bem-estar social. A partir da coleta destes dados são realizados encontros abordando as temáticas elencadas pelos participantes. São utilizadas de rodas de conversa, confecção de desenhos, cartazes, exposição de filmes e imagens.


Resultados
Os encontros geram discussões abordando temas que se relacionam as diversas realidades dos jovens em suas aldeias: as transformações nas comunidades, preconceito, os desafios em ser um jovem indígena, uso de álcool e drogas, violências e falta de segurança pública. O uso da tecnologia. O orgulho e tradição indígena e demarcação de terras indígenas. Também abordam sobre relacionamentos familiares e afetivos, sexualidade, gênero.


Análise Crítica
Em seus diversificados espaços, os encontros possibilitaram a discussão, reflexão e partilha de experiências. A saúde foi abordada de um modo amplo e complexo, considerando que tratar sobre saúde mental de jovens indígenas consiste em dialogar sobre questões territoriais, vulnerabilidades, preconceito que impactam o território em que vivem.


Conclusões e/ou Recomendações
Estratégias de educação em saúde com foco na saúde mental são fundamentais no âmbito da juventude. No contexto indígena envolve uma discussão maior considerando os fatores sociais, culturais e como eles se percebem nestas dinâmicas. Os espaços para diálogo e reflexão são importantes elementos para abordar a saúde mental, contribuindo também para a construção de um espaço de mobilização e transformação social e garantia de direitos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360