28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13q - Os desafios da formação nos seus diversos espaços |
21358 - A VIDA NA SALA DE ESPERA DE UMA UNIDADE DE SAÚDE: REFLEXÕES PARA A COMPREENSÃO HUMANIZADA E DIALÓGICA DESSES ENCONTROS NATHALIA LIMA PEREIRA - UFRGS, DILMAR XAVIER DA PAIXÃO - UFRGS
Período de Realização Ações de ago a dez/2017 em unidades de saúde/comunidade, com acadêmicos, profissionais e munícipes.
Objeto da Experiência Propiciar aos usuários reflexões temáticas livres e campanhas como Set/amarelo, Out/rosa, Nov/azul e conteúdos e aprendizados à condição de bem-viver.
Objetivos Objetiva-se refletir e problematizar a comunicação que possibilite a interpretação da teoria acadêmica de modo a promover o conhecimento e a informação das pessoas, em estilo humanizado e dialógico, valorizando os usuários das unidades da rede de saúde da atenção básica.
Metodologia Faz-se um relato analítico de uma prática de educação em saúde popular em um serviço de atenção primária – ESF – tendo, como experiência, a interface de conhecimentos de um modo informal e linguagem simples, na perspectiva da troca de informações e saberes, da prevenção de agravos e de promoção em saúde, bem como, da vida em comunidade. É produtiva, a transformação de tempo ocioso em momentos educativos e de trocas de experiências com os usuários.
Resultados A sala de espera pode ser um ambiente dinâmico para a construção do conhecimento. Um bom plano e estudo preliminar das atividades, ações criativas para romper a barreira inicial, olhar acolhedor e atencioso, linguagem afetiva para melhor compreensão, sentido e significância para as experiências dos usuários são movimentos de diálogos e aprendizagens capazes de tornar o tempo de espera aparentemente mais breve e, com certeza, mais informativo e qualificado para as pessoas.
Análise Crítica A vida, os hábitos, a prevenção de doenças e o controle social são temas permanentes. Saberes científicos e populares se complementa em diversas formas de linguagem, compartilhando práticas. A educação popular precisa ser posta como metodologia de compartilhamento de conhecimentos, experiências, conversas, vínculos, promovendo a visão integral e o modo humanizado. O preparo para essas experiências precisa ser mais constante e denso no interior do currículo dos cursos formadores de profissionais.
Conclusões e/ou Recomendações Desafios grandes. Preservar avanços, definir para quem serve a universidade, pensar de modo libertador e humanizado, criar e notificar a cultura, fortalecer o SUS, os direitos e a democracia, garantir diálogo franco entre a formação e os gestores públicos, valer-se de práticas em educação em saúde e popular agregam amplitude aos territórios de vida. A formação acadêmica com pensares e ações sociais, promovem o indivíduo e o coletivo de cidadania.
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