Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13p - Produção de conhecimentos sobre educação, formação e saúde: relatos de pesquisa 1

28099 - O TERRITÓRIO E A CLÍNICA AMPLIADA NA ATENÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIA DO INTERNATO DE MEDICINA EM SAÚDE COLETIVA
TADEU DE PAULA SOUZA - UFMA, ALISSON LUÂ VALE MINA - UFMA, LETÍCIA DE MELO BARROS - UFMA


Apresentação/Introdução
A inserção dos graduandos de medicina em cenários de práticas que os aproxime dos territórios de vida dos usuários tem o potencial de promover problematização sobre a relação entre processo saúde-doença e realidade social. As experiências pedagógicas de elaboração de Projeto Terapêutico Singular constituem-se como campo de investigação da interface entre gestão da clínica e território social


Objetivos
Analisar a experiência de elaboração de Projeto Terapêutico Singular por alunos de medicina durante o estágio em saúde coletiva da UFMA; analisar como a aproximação com o território interfere na concepção de saúde e doença e prática clínica em medicina


Metodologia
Trata-se de um estudo de caso em que foram analisados 3 casos de elaboração de Projeto Terapêutico Singular (PTS) entre alunos e equipes de saúde envolvendo as seguintes dimensões de análise: definição do caso; construção diagnóstico ampliado; visita domiciliar; planejamento das ações; processo de trabalho na ESF e articulação intersetorial. Foi utilizado observação participante e registro em diário de campo pelos próprios alunos que participaram do processo de elaboração do PTS durante os 3 meses do estágio em saúde coletiva.


Resultados
Os alunos relatam a mudança de perspectiva sobre o processo saúde-doença promovido pela inserção em territórios vulneráveis; observa-se o desafio de desenvolver o PTS enquanto uma metodologia uma vez que não se trata de uma prática instituída nas ESF no município de São Luís; os alunos se inserem entre o real e o ideal e promovem movimentos instituintes; as dimensões subjetivas e sociais se apresentam como experiências inéditas e pouco vivenciada pelos alunos


Conclusões/Considerações
O PTS constitui-se como potente dispositivo metodológica para a formação em medicina, promovendo uma interdisciplinaridade através do encontro com outros saberes e disciplinas das ESF. O foco na gestão da clínica possibilita uma apreensão da relação conflituosa entre territórios sociais e redes assistenciais gerando uma problematização da inseparabilidade entre clínica e política.

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