28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13p - Produção de conhecimentos sobre educação, formação e saúde: relatos de pesquisa 1 |
24242 - NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: A PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS SOBRE SUAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS TALITA CARDOSO ROSSI - UNESP, ANA CLAUDIA CAVALCANTI PEIXOTO DE VASCONCELOS - UFPB, CARLA MARIA VIEIRA - UNESP, MARIA RITA MARQUES DE OLIVEIRA - UNESP
Apresentação/Introdução Apesar da ênfase das Diretrizes Curriculares Nacionais para atender as demandas do SUS, cursos de graduação da área da saúde ainda reproduzem o sistema flexneriano de educação e ofertam pouco contato com a Atenção Básica (AB), desfavorecendo a formação de profissionais com uma ótica mais abrangente do processo saúde-doença e cuidado
Objetivos Hipótese: A falta de vivência extensionista na AB dificulta a formação de profissionais críticos e reflexivos. Objetivo: compreender como graduandos percebem suas competências profissionais em diálogo com as ofertas de cursos de Nutrição.
Metodologia Foram entrevistados vinte sujeitos ingressantes e concluintes de cursos de graduação em nutrição, no Nordeste (NE) e Sudeste (SE) do país. A seleção dos estudantes se deu por indicação de docentes e o número de participantes determinado por saturação. Três perguntas nortearam as entrevistas gravadas e o método de Análise do Conteúdo foi aplicado, resultando em três eixos temáticos. Este estudo integra um projeto de Iniciação Científica de graduanda em nutrição do SE, em complementação da formação no NE com enfoque em projetos de extensão e imersão em comunidades, associada ao trabalho de pesquisa
Resultados Dentre os resultados, destaca-se a categoria: percepção dos estudantes sobre seu desenvolvimento pessoal e formação profissional. Os estudantes, após atuação comprometida com a AB, revelaram mais sensibilidade às dinâmicas dos contextos locais e valorizaram a inserção constante no território para compreender os determinantes sociais dos processos saúde-doença. O contato com o serviço suscitou nos graduandos a desconstrução de conceitos pré-concebidos sobre o SUS. Dentre os estudantes que tiveram contato pontual com a AB, se evidenciou a crença no poder da prescrição e o entendimento da supremacia do conhecimento científico em detrimento da realidade do usuário e do saber popular.
Conclusões/Considerações Conclui-se que a inserção na AB tende a qualificar a formação do nutricionista, na medida que amplia sua concepção de saúde e estimula o interesse pela Saúde Coletiva. Sendo assim, o diálogo permanente entre a matriz curricular e o serviço é de grande valia em um contexto no qual a lógica do capital predomina em Instituições de Ensino Superior e a defesa do modelo de saúde do SUS tende a se distanciar do imaginário dos estudantes da saúde.
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