28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13p - Produção de conhecimentos sobre educação, formação e saúde: relatos de pesquisa 1 |
23793 - O CONFLITO ARMADO E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE INSERIDOS EM TERRITÓRIOS VIOLENTOS. UM ESTUDO SOCIOCLÍNICO INSTITUCIONAL. RAPHAEL SAMPAIO DOS SANTOS - UFF, LUCIA CARDOSO MOURÃO - UFF, ANA CLEMENTINA VIEIRA DE ALMEIDA - UFF, LUTIANNI DIAS BRAZOLINO - UFF, ISABEL CRISTINA DE MOURA LEITE - UFF
Apresentação/Introdução Com a expansão da atenção básica no Rio de Janeiro, algumas unidades de saúde foram inseridas em territórios violentos onde os profissionais de saúde constantemente se deparam com os conflitos armados. No entanto, observa-se uma lacuna na formação destes profissionais de forma a lidar com tal problemática.
Objetivos Identificar a formação profissional recebida em relação a violência urbana, considerando a atual situação vivenciada pelos profissionais de saúde que atuam em territórios violentos.
Metodologia Pesquisa intervenção com abordagem qualitativa, tomando como referencial teórico metodológico a Análise Institucional na modalidade socioclínica institucional. A pesquisa respeitou os procedimentos éticos, com base na resolução nº 466/2012. Os dispositivos de coleta de dados foram a entrevista, encontros para debates coletivos e um diário do pesquisador. Os participantes foram 13 profissionais de nível superior, atuantes em uma clínica da família do Rio de Janeiro. A intervenção socioclinica institucional possibilitou trabalhar com suas oito características e os dados foram analisados a partir dos conceitos de implicação, instituído, instituinte, transversalidade e analisador
Resultados Os resultados apontam a falta da abordagem ampla da violência em seus processos de formação profissional. Quando mencionada, a violência estava relacionada a questões de núcleo familiar. Não houve consenso entre os participantes da pesquisa se a discussão da temática na formação ajudaria no enfrentamento da violência armada no cotidiano do trabalho. Ficou evidente a criação de vínculos entre o grupo de trabalhadores dessa unidade, o que favorecendo a transformação de grupo sujeitado para um grupo sujeito na criação de novas maneiras de cuidar.
Conclusões/Considerações A formação dos profissionais de saúde deve assegurar uma sólida articulação entre teoria e prática possibilitando ao graduado criar habilidades e competências para atuar no cotidiano em que está inserido. A abordagem da violência urbana, especificamente em sua manifestação do conflito armado, nos processos formativos desses profissionais, é importante para aproximá-los de estratégias de intervenção necessárias na maioria das cidades brasileiras.
|