28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13p - Produção de conhecimentos sobre educação, formação e saúde: relatos de pesquisa 1 |
21547 - FORMAÇÃO EM SAÚDE NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DO PROJETO DE EXTENSÃO JORNADA UNIVERSITÁRIA DA SAÚDE HELENA AKEMI WADA WATANABE - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - USP, SUELLEN APARECIDA SOUZA DA CRUZ - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - USP
Apresentação/Introdução Por ser uma instituição social, a universidade dialoga com a realidade extramuros. Na Universidade de São Paulo, a extensão universitária é um dos mecanismos utilizados para tal ação. Dentre elas Jornada Universitária da Saúde que atua há 10 anos em municípios paulista em ciclos trienais, com ao todo 90 alunos de 7 cursos da área da saúde organizados em coordenadores, jornadeiros e colaboradores.
Objetivos Analisar a contribuição da extensão Jornada Universitária da Saúde na formação profissional dos alunos coordenadores, bem como, analisar a percepção dos mesmos sobre a atuação, interdisciplinar, humanizada e horizontal, adquiridas no projeto
Metodologia Estudo exploratório, descritivo, de corte transversal realizado junto a coordenadores egressos e graduandos que participaram do projeto no período de 2007 a 2015. Das 71 dos cursos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, medicina e nutrição contactadas, 39 aceitaram participar. Coleta de dados: através de questionário enviado eletronicamente e através de entrevista face a face com utilização de roteiro semi estruturado, visando conhecer: a motivação para participar do projeto e da coordenação; as possíveis influências na formação profissional e; a compreensão das demais profissões e do sistema de saúde. Os dados foram analisados através da análise de discurso.
Resultados Os participantes informam que passaram a compreender e valorizar mais o Sistema Único de Saúde brasileiro, que a experiência colaborou para o desenvolvimento de habilidades e atitudes: liderança, resiliência, trabalho em equipe, resolução de conflitos, comunicação, planejamento, empatia e mudança de atitude frente às questões de raça e gênero. Já os entrevistados face a face ressaltaram a diferença sentida no que diz respeito à sua formação acadêmica em relação aos que não participaram da atividade, o melhor aproveitamento dos conteúdos teóricos, o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, melhor compreensão sobre sua profissão e as demais, bem como sobre o paciente.
Conclusões/Considerações A participação na Jornada contribuiu para formação pessoal e profissional através do desenvolvimento de conhecimentos voltados a real necessidade da população. E proporcionou uma visão menos biologicista, curativa e desarticulada do SUS. No desenvolvimento de habilidades e atitudes houve aprendizado sobre temas que articulam com a saúde, ressaltando a potencialidade da transformação interdisciplinar e multiprofissional.
|