Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13p - Produção de conhecimentos sobre educação, formação e saúde: relatos de pesquisa 1

21195 - TEORIA POLÍTICA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE OS CONTEÚDOS
LEONARDO CARNUT - UFMG, CELSO ZILBOVICIUS - FOUSP, CLEBER RONALD INÁCIO DOS SANTOS - UFAC


Apresentação/Introdução
Na Saúde Coletiva a ideia de política é aquela que reduz a ‘política’ à “política pública”. Este significado hegemonizou o ensino sobre política neste campo, especialmente pelo pragmatismo operacional que esse conceito carrega consigo. Após o golpe, ficou evidente a insuficiência analítica desta ideia, emergindo a necessidade de reavivar outros conteúdos sobre política para o futuro sanitarista


Objetivos
Assim, este estudo teve como objetivo analisar a percepção discente sobre os conteúdos de teoria política em estudantes de uma graduação em saúde coletiva


Metodologia
Tratou-se de uma pesquisa qualitativa para investigação da percepção dos estudantes sobre conteúdos. O cenário pedagógico foi a disciplina de “Teoria Política e Saúde” ministrada no 5º. período da graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Pernambuco (UPE) cujos sujeitos foram as 9 estudantes que cursaram a disciplina. Ao término foi realizada uma entrevista não-estruturada com as estudantes na qual foi solicitada que elas relatassem o que veem de importante nos conteúdos ministrados para a prática de um sanitarista. Os discursos foram analisados através da Análise de Conteúdo Clássica, do tipo frequencial utilizando unidades de texto proposicionais para formulação dos temas de análise



Resultados
A partir dos discursos dos sujeitos, as 21 ideias centrais que emergiram puderam ser agrupadas em 6 categorias temáticas cuja distribuição frequencial foi a seguinte: “Entender o contexto político e como influencia diretamente no setor saúde” 38,1 (8); “Contribuir para atuação mais eficaz do profissional sanitarista” 33,3% (7); “Falta de neutralidade política quanto a tomada de decisões em saúde” 9,5% (2); “Conteúdos são cruciais para a formação do Sanitarista pois proporciona um embasamento político” 9,5% (2); “A política pode ter aspectos positivos ou negativos na área da saúde pública” 4,8% (1); “Ajuda a enxergar melhor a malha social em que estamos imersos” 4,8% (1)


Conclusões/Considerações
Os estudantes consideram que dentre os conteúdos de teoria política, os mais importantes são aqueles que ajudam a entender como o contexto político influencia diretamente no setor saúde, assim como ausência de neutralidade nas decisões tomadas. Assim, os professores que queiram investir nestes conteúdos podem utilizar os significados encontrados para alcançar o interesse desses estudantes na discussão política sobre o setor

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