28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13n - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 1 |
28629 - CONTRIBUIÇÕES DA ENEFI NA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA: UM OLHAR AMPLIADO SOBRE A SAÚDE E A JUSTIÇA SOCIAL GEÍSA DIAS WANDERLEY - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, ERIVALDO SANTOS DE LIMA - UNCISAL, JOSÉ FÉLIX DE BRITO JÚNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, LUCAS OLIVEIRA DA SILVA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, EVERALDO PINHEIRO DA MOTA JUNIOR - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
Período de Realização As atividades aconteceram de Janeiro de 2015 até janeiro de 2018.
Objeto da Experiência Espaços formativos e de construção da Executiva Nacional de Estudantes de Fisioterapia (ENEFI).
Objetivos Afirmar a importância do Movimento Estudantil em Fisioterapia através da Executiva Nacional de Estudantes de Fisioterapia(ENEFi); Refletir sobre as contribuições da ENEFi na formação acadêmica e política; Apresentar a ENEFI como instrumento de direcionamento para a formação em defesa do SUS.
Metodologia O presente relato é um resgate de espaços presenciais e virtuais construídos pelos atuais e antigos membros da ENEFi. Foram realizados três Encontros Nacionais, cinco Encontros Regionais ( NorteNordeste e SulSuldeste) com metodologias que estimulem a autonomia e empoderamento, como a metodologia Josué de Castro, além de reuniões e formações virtuais. As temáticas dos espaços giraram em torno de questões pertinentes ao fortalecimento Sistema Único de Saúde como projeto de política social.
Resultados Os estudantes que se aproximaram dos espaços construídos pela ENEFI e principalmente aqueles que se tornaram membros tiveram a oportunidade de construir e vivenciar o controle social institucional e não-institucional dentro do SUS. Observou-se o engajamento em outros movimentos sociais de defesa do SUS e de uma sociedade igualitária e livre de opressões. Evidenciou-se ainda desenvolvimento do conceito ampliado de saúde na sua plenitude, incorporando pautas essenciais na luta por justiça social.
Análise Crítica Observa-se um distanciamento dos profissionais e estudantes da área da saúde do debate de questões políticas e sociais. Isto se reflete no pouco envolvimento de trabalhadores da saúde com os problemas sociais das comunidades em que atuam. Estimular desde a graduação a defesa do SUS enquanto projeto de transformação social, bem como o exercício do protagonismo característico da organização estudantil, formou profissionais mais comprometidos em mudar a realidade dos territórios em que trabalham.
Conclusões e/ou Recomendações Os estudantes que constróem executivas de curso ou participam de movimentos sociais muitas vezes são marginalizados ou vistos com olhar de reprovação por docentes e discentes. A ENEFi mostra-se como um espaço potente para formar e estimular os estudantes de fisioterapia na defesa do SUS e na luta contra as desigualdades, consequentemente fisioterapeutas com olhar ampliado sobre os desafios e potencialidades do sistema de saúde e da sociedade.
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