28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13n - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 1 |
28122 - PROJETO ÀGUAS QUE CURAM: CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DA COMUNIDADE BILLINGS CARLA RAFAELA DONEGÀ - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, ÁSTER ABEL CARVALHO VIEIRA - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, LARA NASCIMENTO BORGES - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, FLÁVIO LIMA RAMOS - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, PAULO CESAR HYPOLITO - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, PAULA NEMER CAMARGO - UNI, DEBORAH DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, ALDA JOYS MAIA DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, ANDRESSA PEREIRA DE LUCENA - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, MARTA ANGELA MARCONDES - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, EDNA VANESSA DA SILVA - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
Período de Realização Entre Junho e Agosto de 2017.
Objeto da Experiência Curso de cuidador de idoso criado pela Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Coletiva- LAISC, para a Comunidade da Represa Billings
Objetivos Criar um curso de cuidador de idoso na comunidade da Represa Billings desenvolvendo habilidades do cuidado na população idosa respeitando aspectos físico, mental, social e legal, capacitando o estudante para o relacionamento humanizado com o idoso, seus familiares e equipe multiprofissional.
Metodologia Uma demanda dos líderes comunitários, incentivou a criação do curso de cuidadores, com 45 vagas. Foram elaborados: material didático pedagógico necessário para certificação de qualificação profissional, modelo de controle de presença e estabelecido convenio para estágio supervisionado. Se utiliza a estrutura dos cursos da saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Os professores, transporte, alimentação, foram totalmente subsidiados por patrocinadores locais e voluntários.
Resultados Curso foi criado com sucesso, com apoio e certificação pela universidade já foram ministradas oito aulas com duração de 64 horas no total, houve a matricula de 45 alunos e uma desistência de 5 integrantes, dos 40 alunos regulares 4 já estão trabalhando segundo a Lei 284/2011 que regulamenta a profissão de cuidador de idosos. Foram criados instrumentos de avaliação formativa continua, que são aplicados em todos os encontros, os conceitos obtidos estão dentro do limite considerado de bom a ótimo.
Análise Crítica Analisando outros trabalhos com a mesma modalidade de Formação Inicial e Continuada e tendo a mesma finalidade de formar cuidadores de idosos, se considera que curso apresentou temas dentro do que se espera para a formação profissionalizante de cuidadores de idosos.
Conclusões e/ou Recomendações Analisando outros trabalhos com a mesma modalidade de Formação Inicial e Continuada e tendo a mesma finalidade de formar cuidadores de idosos, se considera que curso apresentou temas dentro do que se espera para a formação profissionalizante de cuidadores de idosos.
|