28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13n - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 1 |
27999 - TECENDO REDES PARA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE FONOAUDIOLOGIA LÍVIA SOARES SANTOS - UFBA, TAIA CAROLINE NASCIMENTO FERNANDES - UFBA, MAIRA MOTA SOUZA SANTOS - FONOAUDIÓLOGA, TATIANE DE SOUZA SANTANA CALDAS - UFBA
Período de Realização A disciplina “Praticas Fonoaudiológicas I” teve vigência de Outubro 2017 à Fevereiro 2018.
Objeto da Experiência Vivências das acadêmicas do curso de Fonoaudiologia UFBA nas Redes de Atenção à Saúde através do Componente Curricular Práticas Fonoaudiológicas I
Objetivos Descrever e refletir sobre as vivências na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e Rede de Atenção à pessoa com deficiência (RAPCD) na formação acadêmica das estudantes de fonoaudiologia a partir da disciplina Práticas Fonoaudiológicas I.
Metodologia Estudo descritivo do tipo relato de experiência, referente a vivência proporcionada por uma disciplina teórico pratica ofertada pelo departamento de fonoaudiologia da UFBA. O objetivo do componente curricular foi promover discussões teóricas e vivências nas RAPS e RPCD em um serviço especializado do município de Salvador construindo de forma pedagógica a noção de redes de atenção e visitas a pontos estratégicos, mediadas por profissionais do serviço e sob supervisão das docentes da disciplina.
Resultados Houve imersão no conteúdo teórico por meio de leitura e discussão sobre a portarias da RAPS e a portaria RPCD, com dinâmicas e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Em seguida foram realizadas visitas técnicas em pontos estratégicos das redes mediada por profissionais dos serviços envolvendo três dimensões: 1) apoio à equipe um centro de saúde mental e reabilitação, no âmbito da gestão do serviço 2) visitas técnicas no CAPS II e CER; 3) roda de conversa com o movimento social.
Análise Crítica A formação em Fonoaudiologia, precisa responder aos novos desafios da sociedade incorporando uma visão mais aprofundada dos problemas sociais, valorizando a formação voltada para o SUS. A experiência possibilitou as estudantes refletirem sobre seu processo de aprendizagem, sobretudo a matriz curricular do curso e apontar para a insuficiência de componentes obrigatórios que discutam sobre as dimensões que envolvem o processo saúde-doença-cuidado em saúde mental e das pessoas com deficiência.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que a vivência possibilitou por meio da desconstrução de estigmas e aproximação com a realidade, a construção de um olhar crítico e sensível sobre RAPS e a RAPCD. As atividades realizadas nos locais mostraram a importância da elaboração e organização de intervenções de educação em saúde, de acordo com as necessidades e singulares locais, o que torna possível práticas vinculadas à realidade da população.
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