28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13n - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 1 |
25858 - O MÉTODO DA RODA DE CONVERSA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO CURSO CAMINHOS DO CUIDADO ROSSANA MOTA COSTA - CEFOPE/ETSUS/RN, LEANDRO ROQUE DA SILVA - UFRGS, FLAVIA ANDREA BELARMINO DE MEDEIROS - CEFOPE/ETSUS/RN, ALDENÍSIA ALVES ALBUQUERQUE BARBOSA - UFRN
Período de Realização Este trabalho foi realizado no ano de 2017.
Objeto da Experiência A avaliação do método da Roda de Conversa, utilizado como espaço para expressão de subjetividades por permitir reflexões, concepções e reelaborações.
Objetivos Avaliar a metodologia Roda de Conversa, como um dos instrumentos adotados pelo projeto Caminhos do Cuidado para captar os sabores experimentados pelos egressos e tutores do curso, identificando avanços, potencialidades e fragilidades e tantas outras nuances quanto este instrumento permita aferir.
Metodologia Para avaliação do curso foram realizadas duas Rodas com egressos, uma no município de Natal e outra em Macaíba, e uma Roda com tutores do curso. Foi realizado dois tipos de registros, por escrito e por áudio. Esses registros deram subsídios para captação mais fidedigna das representações surgidas durante a realização das Rodas. Diversas dimensões do curso foram avaliadas, dentre elas: Cenários do Cuidado, Itinerários Formativos, dimensão Política e Gerencial.
Resultados O presente estudo constatou que apesar do avanço tecnológico, ainda há espaço para a estratégia de trocas por meio de diálogos entre sujeitos. Verificou-se que a Roda é um método que por meio da palavra, permite não só educar, mas tornar os sujeitos críticos e reflexivos, compartilhando suas experiências de forma simples e sincera. A Roda mostrou-se além de um método de articulações entre experiências e saberes, ela evidenciou a importância da subjetividade quando bem provocada e articulada.
Análise Crítica As análises discorridas neste estudo foram apresentadas com o objetivo de compreender a relevância do método da Roda de Conversa, trabalhado e desenvolvido como metodologia de avaliação do projeto Caminhos do Cuidado. Verificou-se como esta concepção ganhou diferentes contornos ao longo do tempo, aperfeiçoando sua técnica e acompanhando as transformações sociais, políticas e econômicas no campo da educação e saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Observou-se que a Roda de Conversa, portanto, é um instrumento capaz de fazer os sujeitos partilharem suas experiências, trazendo à tona reflexões sobre suas práticas vivenciadas, seja no trabalho, na escola, por meio de uma metodologia mediada pela interação com seus pares. Ela é desenvolvida por meio de diálogos, que tem uma intencionalidade, que captam aquilo que ainda não foi escrito, falado, mas que foi vivido.
|