Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13n - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 1

25653 - ATIVIDADES ESTRATÉGICAS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO: PERCEPÇÕES E REFLEXÕES SOB O OLHAR DA ODONTOLOGIA
ANA ELIZABETE JACOB PEDROSA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO, PAULETTE CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, ROBERTA GOMES MENEZES DE LIMA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO, VANESSA GABRIELLE DINIZ DE SANTANA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO


Período de Realização
Primeiro semestre de 2014, por uma equipe multiprofissional de Residentes.


Objeto da Experiência
Aplicação do aprendizado construído no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, em três comunidades não urbanas.


Objetivos
Vivenciar o cotidiano de famílias quilombolas do interior de Pernambuco, suas práticas em saúde, identificar o acesso à assistência odontológica, como lidam com sua saúde bucal e geral e desenvolver atividades de promoção da saúde bucal integradas à equipe multiprofissional.


Metodologia
Trabalho multiprofissional e interdisciplinar de estímulo à construção do conhecimento em saúde. Valorização dos constructos da educação em saúde e usos de metodologia ativas. Foco em autocuidado e autonomia das pessoas. Desenvolvido em três comunidades quilombolas em Pernambuco. Principais recursos tecnológicos: projetor de slides, amplificador de voz, cartazes, violão, macromodelos dentais.Uso de equipamentos sociais: escola, creche, USF. Formação de grupos de discussão por ciclos de vida.


Resultados
Problemas de saúde identificados: diabetes, hipertensão, cárie dentária, edentulismo, etilismo, DST. Pouco conhecimento sobre saúde bucal. Precária cobertura odontológica e Dentista associado a procedimentos mutiladores. Temas abordados nos grupos: uso da água potável, saúde da mulher, saúde do adolescente, saúde da criança, alimentação saudável, hipertensão, diabetes, uso racional de medicamentos, alimentação saudável , câncer bucal, tradições quilombolas,hábitos de higiene corporal e bucal.


Análise Crítica
A experiência nestas comunidades foi capaz de ampliar a visão dos Residentes sobre a reorientação do cuidado e a necessidade de práticas coletivas, interdisciplinares, multiprofissionais e intersetoriais. Há necessidade, no processo de formação profissional, do contato mais aproximado com as diversas realidades e desigualdades que se avolumam no Brasil. Implantação de políticas sociais específicas que sejam capazes de melhorar as condições bucais e gerais de vida da população quilombola estudada.


Conclusões e/ou Recomendações
Deve-se estimular o estudo das condições bucais desta população. Aumentar o acesso e a utilização dos serviços de saúde, adaptando a dinâmica de trabalho dos programas de saúde para a realidade da zona rural quilombola. Melhorar a infraestrutura para a realização das atividades em saúde. Investir na capacitação dos profissionais que já atuam neste processo, sobre a cultura, modo de vida e os problemas de saúde mais prevalentes neste grupo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360