28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13n - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 1 |
23622 - EXPERIÊNCIAS EM EXTENSÃO SOBRE O CUIDADO EM SAÚDE OLIVIA SOUZA AGOSTINI - UFRJ, LILIAN FLORINDO RIBEIRO - UFRJ, MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA VALENTE - UFRJ, NATHÁLIA VALÉRIO PINHEIRO DA SILVA - UFRJ, RAPHAELA FERNANDES DA SILVA RIBEIRO - UFRJ, ROBERTA FALCÃO TANABE - FIOCRUZ, FATIMA BEATRIZ MAIA - UFRJ, JULIA CRUZ SHAEFFER - RODA DE PALHAÇO, KAREN JOYCE LYRIO ARAGÃO - TRANSPETRO
Período de Realização Projeto de Extensão desenvolvido na UFRJ por 11 meses desde abril de 2017.
Objeto da Experiência Criação de espaço de discussão e reflexão sobre as dimensões do cuidado, em formato que estimula criatividade, como projeto de extensão do curso de Terapia Ocupacional.
Objetivos Provocar a sensibilidade para ações de cuidado e pensar em formas de incluir práticas na atenção à saúde que explorem o cuidar a partir do Projeto de Extensão "Cuidado: responsabilidades, desejos e interações" desenvolvido pelo Curso de Graduação de Terapia Ocupacional da UFRJ.
Metodologia Projeto conduzido por uma docente e 4 extensionistas do Curso de Terapia Ocupacional. As inscrições eram abertas ao público discente, docente e profissionais de saúde e outras categorias, além da comunidade. Contou com a participação de convidadas externas que contribuíram com discussões e reflexões que envolviam o cuidado nos seus aspectos práticos e humanos. Os participantes deviam produzir um exercício crítico e reflexivo durante cada encontro que também era avaliado por todos participantes.
Resultados Foram 4 encontros com registros visuais e escritos. As discussões incluíram interações no cuidado; terapia comunitária; cuidado de si, cuidado autêntico e autocuidado; manejo e sensibilização da equipe para a promoção do cuidado na UTIN. Embora aberta a um público ampliado, a maior participação foi de discentes. Pela análise dos diários reflexivos produzidos, as práticas de cuidado ofertado, principalmente, ao público infantil foram repensadas em direção a uma atenção mais sensível/humanizada.
Análise Crítica A primeira edição do projeto direcionou discussões e reflexões que ultrapassam as barreiras que impedem ou nos distanciam do cuidado promovendo a formação de estudantes para exercício do cuidado às pessoas e como alguém que recebe o cuidado. Práticas que se tornam automáticas passam a ser refletidas quando vivenciadas de uma outra forma ou quando se permite ouvir, sentir e trocar entre diferentes atores e áreas.
Conclusões e/ou Recomendações A composição interdisciplinar na seleção dos colaboradores, enriqueceu as trocas de experiências por proporcionar um olhar diverso sobre o cuidado, agregando perspectivas de outras categorias profissionais ampliando as discussões e reflexões. A inclusão de espaços inovadores na educação em saúde dinamiza o aprendizado, através da adoção de formas mais interativas e de perspectiva crítica sobre as práticas de cuidado.
|