28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13n - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 1 |
21808 - A LEITURA COMPARTILHADA COMO RESGATE DA CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE FORTALEZA/CE CINTHIA NARA GADELHA TEIXEIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, NATHÁLIA DE ARAÚJO DIAS - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, MATEUS ALVES RIBEIRO - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, MARIA SARAH FAUSTO LOPES - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, ANDRÉ LUCAS ABREU GUEDES - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, BRUNO ISRAEL MARQUES LIMA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, GUILHERME HUGO AZEVEDO - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, ISABELA ALVES PACHECO - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, RENATA MOTA RODRIGUES BITU SOUSA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, JANAÍNA ROCHA DE SOUSA ALMEIDA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
Período de Realização O período da atividade foi de agosto a dezembro de 2017, desde a ideia à entrega do produto final.
Objeto da Experiência O objeto da experiência foi a concepção de uma biblioteca compartilhada, localizada na recepção de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS).
Objetivos O objetivo desse trabalho foi relatar a contribuição social e educativa à comunidade assistida por uma UAPS, por alunos de graduação em Odontologia.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência, do qual participaram docentes e discentes do segundo semestre do curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário Christus, equipes da Estratégia Saúde da Família e comunidade. Como proposta da disciplina Saúde Coletiva I, os alunos participaram de visitas técnicas na UAPS e no território adscrito pela mesma, deixando, ao final, uma contribuição à comunidade. A análise dos dados foi feita de forma descritiva.
Resultados Foi ofertado à comunidade o projeto Leitura Compartilhada. Trata-se de uma biblioteca numa geladeira, oriunda de doação. Os usuários podem usufruir da leitura na recepção da UAPS, enquanto aguardam o atendimento. Os empréstimos dos livros ocorrem por livre demanda. Todos os livros foram etiquetados, estimulando e orientando os indivíduos a devolvê-los após a leitura e ao constante empréstimo. O projeto sustenta-se com campanha contínua de doação de livros e atualização constante do acervo.
Análise Crítica A comunidade onde a UAPS encontra-se inserida, tem um contexto socioeconômico desfavorável. Não há biblioteca comunitária nas comunidades adscritas pela referida UAPS, podendo ser o projeto Leitura Compartilhada uma contribuição ao resgate da cidadania dos indivíduos que dele usufruírem.
Conclusões e/ou Recomendações Com essa iniciativa houve uma integração efetiva do ensino-serviço-comunidade. Os alunos do curso de Odontologia vivenciaram o olhar integral do indivíduo. O serviço pode ofertar à comunidade um recurso proveitoso na sala de espera, enquanto a comunidade tem acesso a mais um instrumento de resgate da cidadania.
|