Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13m - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 2

28548 - “PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA”: A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE.
MARIA CONSTANTINA CAPUTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, DAVID RAMOS DA SILVA RIOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


Período de Realização
Entre os anos 2011 e 2018


Objeto da Experiência
O processo de curricularização das ações de extensão, em particular de uma ACCS sobre Promoção da Saúde


Objetivos
Analisar o processo de curricularização das ações de extensão sobre promoção da saúde e qualidade de vida, na formação dos futuros profissionais da saúde.


Metodologia
O referido programa de Promoção da Saúde embasou-se na pesquisa-ação e envolveu um conjunto de mais de 300 alunos de diferentes áreas do saber, que foram inseridos em 10 distintas comunidades (assentamentos, favelas, aldeias indígenas, quilombos e escolas) da Bahia. O programa estimulou a mobilização dos sujeitos em torno da garantia do direito à Saúde e busca por políticas publicas que atuassem nos determinantes sociais dos problemas identificados nas condições de vida das populações.


Resultados
As comunidades envolvidas na ação relataram ter alcançado maior potencial de luta e de mobilização social, em decorrência do reconhecimento dos seus direitos. Os estudantes, por sua vez, destacam que ao longo do programa conseguiram perceber a importância da escuta qualificada, da empatia, do trabalho em grupo, da análise ampla das condições de saúde, dentre outros elementos, que são imprescindíveis para o seu futuro trabalho enquanto profissional.


Análise Crítica
O trabalho em comunidade deve ser inserido no currículo das diferentes graduações. Tal constatação torna-se ainda mais importante quando nos referimos aos cursos da saúde, o reconhecimento in loco dos problemas sociais, dos seus condicionantes, das demandas da população, bem como de suas percepções, é fundamental para a formação de um sujeito crítico, reflexivo, e comprometido com a melhoria das condições de vida de diferentes sujeitos.


Conclusões e/ou Recomendações
A universidade possui um importante papel na formação dos futuros profissionais. Tal formação deve dialogar com a realidade e as demandas sociais. Os discentes devem ser inseridos na comunidade de modo a compreenderem a importância da relação entre diferentes atores sociais no processo de construção de um sistema de saúde. Espaços de compartilhamento de informações, dialogo e reflexão crítica, se fazem necessários nos atuais currículos de graduação.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360