28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13m - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 2 |
28223 - VERSUS TOCANTINS – REORIENTANDO O OLHAR DOS ACADÊMICOS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. JAMILLA SARMENTO ROCHA - UFT, MARIANE DE MELO COSTA - FESP, GILMARA APOLINÁRIO REIS - FESP, CARLOS TÚLIO ALENCAR LIMA - UFT, LAISA VAZ DOS SANTOS - UEPA, MILENA ALVES DE CARVALHO COSTA - FESP
Período de Realização Entre os dias 18 a 24 de janeiro de 2015.
Objeto da Experiência Vivência e estágio no Sistema Único de saúde do estado do Tocantins.
Objetivos Proporcionar que graduandos vivenciem na integra a atuação do Sistema Único de Saúde através do projeto Ver SUS, nos municípios de Palmas, Tocantinia e Santa Teresa no estado do Tocantins, Brasil.
Metodologia Imersão teórica, prática e vivencial por meio de visita técnica observatório no Sistema Único de Saúde e nos seus territórios de abrangência baixa, média e alta complexidade, áreas rurais, aldeias indígenas, comunidades quilombola. A partir da pedagogia problematizada, debates, oficinas e rodas de conversa entre graduandos de diversas áreas com profissionais do SUS e com a comunidade local fortalecendo do pensamento critico reflexivo dos conceitos de saúde.
Resultados Trinta estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição, Psicologia, Gestão em Saúde Pública, Farmácia, Serviço Social e Odontologia, oriundos de Instituições de Ensino Superior Pública e Privada de todos os estados brasileiros que conviveram e trocaram diferentes olhares e perspectivas durante sete dias de imersão. As práticas vivenciadas eram problematizadas por meio de debates e roda de conversas com troca de experiência entre trabalhadores do SUS e representantes da comunidade.
Análise Crítica A reorientação do olhar dos acadêmicos para saúde pública impõe um desejo de manifestação para a necessidade de reformulações do processo formação dos profissionais. Esta vivência aproximou graduandos, profissionais de saúde, comunidades tradicionais e movimentos sociais num espaço de trocas de conhecimentos e experiências, visando fortalecer os compromissos éticos, políticos, sociais e profissionais destes atores, com os processos de luta e qualificação do SUS.
Conclusões e/ou Recomendações A vivência com graduandos de diferentes áreas da saúde propicia olhares multidisciplinares sobre os serviços de saúde e se destaca pelo modo de reorientação do olhar e agir do acadêmico, ampliando o horizonte do conhecimento e compartilhando das experiências adquiridas com os profissionais e a comunidade local dando ênfase também na troca do saber cientifico com o do popular fortalecendo o sistema único de saúde.
|