28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13m - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 2 |
26733 - O PET GRADUASUS COMO POTENCIALIZADOR DAS PRÁTICAS DE ASSISTÊNCIA EM REDE DE UM SERVIÇO SECUNDÁRIO DA SAÚDE JULIANO TEIXEIRA MORAES - UFSJ, DANIEL NOGUEIRA CORTEZ - UFSJ, FERNANDA MOURA LANZA - UFSJ
Período de Realização 01 março de 2016 a 28 de fevereiro de 2018
Objeto da Experiência A contribuição do PET GRADUASUS de um Curso de Enfermagem no desenvolvimento de atividades em rede para o tratamento de lesões cutâneas no SUS.
Objetivos - Promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
- Promover a interdisciplinaridade por meio de ações integradas;
- Fomentar uma visão mais ampla das Redes de Assistência à Saúde;
- Desenvolver ações e pesquisas que tenham pertinência e relevância social o desenvolvimento do SUS;
Metodologia Foi estabelecido parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Universidade e formado um grupo envolvendo docentes tutores, discentes bolsistas e voluntários e profissionais (preceptores). O projeto foi organizado por meio da integração ensino-serviço-comunidade para a assistência à pessoas com lesões cutâneas. Nesse município, os serviços de saúde públicos ainda apresentam atendimentos incipientes, pouco resolutivos e assistemáticos.
Resultados Os principais resultados foram:
1) Formação da Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas;
2) Diagnóstico situacional do número de pessoas com Lesões Cutâneas e potencial atendimento na Atenção Básica;
3) Estruturação do ambulatório de estomaterapia no setor secundário de referência;
4) Elaboração do protocolo de assistência às pessoas com lesões e definição dos pontos da rede;
5) Treinamento e capacitação dos profissionais da saúde;
6) Inserção do estágio supervisionado na rede.
Análise Crítica Programas desta natureza promovem mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da saúde. Assim, a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade ocorreu de forma articulada entre o SUS e a instituição de ensino. As ações desenvolvidas envolveram atores do SUS e da comunidade acadêmica com foco na interdisciplinaridade. O projeto fomentou o desenvolvimento da assistência em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações É possível aproximar a instituição de ensino com as necessidades de saúde local. A integração ensino-serviço-comunidade proporcionam uma abordagem qualificada para a elaboração de políticas locais de desenvolvimento da saúde. Além da mudança da assistência é importante ressaltar a mudança na formação de futuros profissionais da saúde.
|