28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13m - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 2 |
26553 - A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORES DO PET-SAÚDE/GRADUASUS BRUNO DE SOUSA ALMEIDA - UECE, ISRAEL ESTEVÃO SILVA FONTENELE - UECE, VAGNER CALDAS DE OLIVEIRA - UECE, MARIA MARLENE MARQUES ÁVILA - UECE, DANIELA VASCONCELOS DE AZEVEDO - UECE, LIZALDO ANDRADE MAIA - UECE
Período de Realização A experiência no PET-Saúde/GraduaSUS se iniciou em agosto de 2016 e encerrará em abril de 2018.
Objeto da Experiência A vivência interdisciplinar de monitores do PET-Saúde/GraduaSUS no cenário de práticas da atenção primária em saúde (APS) no estado do Ceará.
Objetivos Recuperar o processo vivido pelos monitores do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde/GraduaSUS) da Universidade Estadual do Ceará como forma de refletir criticamente sobre a contribuição da experiência para a formação discente.
Metodologia O resgate da experiência foi subsidiado pelos registros no diário de campo, pelas fotografias e materiais informativos das atividades realizadas, discussões, observações e entrevistas informais com profissionais, usuários e gestores, o que favorece aprofundar o conhecimento do cenário de prática e seus determinantes de saúde. A inserção no serviço ocorre nas unidades de atenção primária em saúde de Fortaleza e Maracanaú-CE, cenários de prática do PET-Gradua/SUS.
Resultados O Programa é coordenado por um representante do serviço de saúde, com gestão participativa por meio do método da Roda, além de preceptores, monitores e tutores dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia. O Programa busca, pela integração ensino-serviço na APS, contribuir na formação dos profissionais de saúde ao mesmo tempo que contribui para a melhoria da assistência prestada aos usuários do SUS, possibilitando uma visão prática e interdisciplinar aos graduandos da saúde na APS.
Análise Crítica Observamos que há certa carência de profissionais capacitados para desenvolverem na APS, procedimentos preconizados pelas politicas de saúde na perspectiva de humanização do cuidado. Também se observou uma grande especialidade dos conhecimentos, e a necessidade de integração dos profissionais buscando a complementaridade de diferentes saberes, além de maior inserção de equipes multiprofissionais e coesão entre estas e as equipes de saúde da família, visando atender à demanda existente.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência demonstrou a necessidade de vivências nas disciplinas e projetos que ampliem essa possibilidade para a maior parte dos estudantes, dada a participação no PET ser restrita a um pequeno número de estudantes. É fundamental que o graduando conheça saberes e práticas das diferentes áreas de atuação valorizando e estando aptos ao diálogo entre os diversos campos de conhecimento, essencial na construção de cuidado integral dos usuários.
|