28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13m - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 2 |
26176 - O PET-SAÚDE GRADUASUS COMO DISPOSITIVO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DO TRABALHO ÂNDREA CARDOSO DE SOUZA - UFF, ANA LÚCIA ABRAHÃO - UFF, FRANCISCO LEONEL FIGUEIREDO FERNANDES - UFF
Período de Realização Julho de 2016 Fevereiro 2018
Objeto da Experiência O PET-Saúde/GraduaSUS, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Niterói.
Objetivos Apresentar como o projeto do PET-Saúde/GraduaSUS, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Niterói tem se constituído num dispositivo potente para a qualificação dos profissionais que atuam como preceptores a partir da experiência, do cotidiano do serviço.
Metodologia O projeto visa à qualificação do tutor a partir da experiência no serviço. Tem como uma de suas propostas a inserção de alunos nos serviços, o que possibilita o encontro dos profissionais com as provocações dos estudantes. Fato que gera desestabilização e isso tem impulsionado os tutores a buscarem uma maior qualificação. Em nossa experiência, também realizamos oficinas temáticas mensais com os tutores, alunos e professores, o que também tem se constituído num espaço diferenciado de formação.
Resultados A proposta envolve diretamente o processo de aprendizagem que passa a ser encarado de forma participativa, tendo como eixo central o trabalho cotidiano nos serviços de saúde. Parte-se do pressuposto que no âmbito do trabalho se consolidam os comportamentos e formas de atuação profissional, individuais e coletivas. O que tem possibilitado a qualificação dos profissionais que atuam como preceptores do projeto.
Análise Crítica O Graduasus busca a troca de conhecimentos entre os docentes, discentes e os profissionais, e assim promove melhor formação profissional.
Um processo de ensino que é concebido como implicando a participação responsabilizada de cada um tem a potência de transformar os modos de vida de todos nele implicados, inclusive os profissionais que precisam de permanente qualificação.
O projeto apresenta limitações, principalmente em relação a oferta de atividades de formação no âmbito da universidade.
Conclusões e/ou Recomendações
O papel formador do PET- Graduasus é o de produzir nos atores que dele participam, um desassossego em relação às suas instalações identitárias, seus saberes, práticas e posicionamentos bem definidos. É o colocar em função a diferença, seus efeitos de tirar o lugar, de deslocar, que se visa repercutir isso no plano de uma discussão interdisciplinar, o que possibilita uma melhor qualificação profissional.
|