28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13m - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 2 |
26016 - A INTERPROFISSIONALIDADE NA GRADUAÇÃO PARA CONTRIBUIÇÃO NO TRABALHO NO SUS ROSIKELLE JOSEFA DE MORAIS - UFPE, PALLOMA DORNELAS - UFPE, RILVAN MARCELINO DE FREITAS - UFPE, ANA WLADIA SILVA DE LIMA - UFPE, ROSIVALDO BATISTA DE MORAIS - UNINASSAU, FRANCIELE LUCIVÂNIA DOS SANTOS ARAÚJO - UFPE
Período de Realização De março a dezembro de 2017
Objeto da Experiência Discentes dos últimos períodos de cursos de graduação em saúde, e crianças do ensino infantil de escola municipal.
Objetivos Promover a experiência de atuação em equipe com discentes de diferentes cursos de graduação em saúde, por meio do planejamento de ações de educação em saúde para crianças de uma escola municipal, e realizar as ações para estas crianças.
Metodologia Relato da vivencia em saúde coletiva no PET-SAÚDE/ GRADUASUS. Método utilizado foi baseado nas experiências acadêmicas e empíricas dos graduandos dos cursos de enfermagem, nutrição, educação física, ciências biológicas e saúde coletiva. As ações eram planejadas em conjunto pela equipe interprofissional e eram realizadas por metodologias ativas envolvendo atividades lúdicas e construtivistas onde as crianças eram as protagonistas construindo os objetos de aprendizagem.
Resultados A experiência vivenciada deixa claro a potencialidade do trabalho em equipe interprofissional com uso de tecnologias complexas de diversos saberes que se complementaram para realização das ações educativas para as crianças sendo perceptível o envolvimento, participação e a aprendizagem destas. Como resulta em mudanças no processo de formação em saúde, que reflete diretamente no futuro profissional da saúde que irá atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).
Análise Crítica Estas vivências colaboram para a formação compartilhada entre os futuros profissionais da saúde, para uma atuação diferenciada, humanizada e com facilidade de diálogo, respeitando os saberes do outro e atuando interprofissionalmente buscando a integralidade no processo de trabalho centrado nas necessidades de saúde e ou educativas dos indivíduos. Além disto, proporciona o retorno social as pessoas que estão fora dos murros acadêmicos, cabendo a todos que usufruem do conhecimento acadêmico fazer.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que é aconselhável que os estudantes dos cursos da saúde participem e corroborem com equipes interprofissionais desde a graduação, para ocorrência de práticas interdisciplinares na saúde coletiva, a fim de promover a valorização entre os diferentes saberes e formações, criando vínculo e construindo, juntos, soluções estratégicas e de grande valia para as necessidades no âmbito da saúde.
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