28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13m - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 2 |
24914 - EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET-SAÚDE/GRADUASUS) DO CURSO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) ANNY ALICE MANIEZZO - UFMT, MARTA LIMA DE CASTRO - UFMT, HANNAH KRYSTTEL DE LIMA BARROZO - UFMT, PATRÍCIA AUXILIADORA APONTE ARANDA RIBEIRO - UFMT, PALOMA BIANCA USTULIN VICTÓRIO - UFMT, MARLENE LEITE - SMS, NILVA MARIA FERNANDES DE CAMPOS - SMS, PATRÍCIA DOS SANTOS ARRUDA - UFMT
Período de Realização O PET-Saúde/GraduaSUS teve início em maio de 2016, com período de duração de 02 anos.
Objeto da Experiência Vivências e práticas dos graduandos em Saúde Coletiva em 2 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Objetivos Integrar o ensino-serviço-comunidade, propiciando a inclusão dos discentes no campo de práticas e vivências aliando a teoria junto a realidade dos serviços de saúde, conforme as diretrizes da Política de Educação Permanente e com enfoque no fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS).
Metodologia As atividades foram desenvolvidas com uma carga horária de 12 horas semanais, sendo 8 horas no campo de práticas sob a preceptoria de servidores da SMS e 4 horas de tutoria, realizadas por docentes da UFMT, nas quais ocorreu: alinhamento, discussão e aproximação teórica das experiências vivenciadas, bem como, a realização de planejamento de novas atividades e construção dos relatos de experiência para publicação em eventos científicos. O registro das atividades deu-se por meio de portfólio.
Resultados No campo de práticas referente a SMS, pôde-se conhecer as áreas de planejamento, núcleo de educação permanente, conselho municipal de saúde e departamento da atenção básica. Concernente as duas ESFs, foram desenvolvidas atividades relacionadas ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo, participação em campanhas preconizadas pelo MS, auxílio na construção de projetos como a implantação do Programa Academia da Saúde e o contato com a comunidade por intermédio das Agentes Comunitárias de Saúde.
Análise Crítica A experiência permitiu observar as limitações e dificuldades quanto ao cumprimento do que é preconizado pelo SUS, estimulou o olhar crítico, principalmente no que diz respeito a escolha política do Estado em relação a implementação das políticas sociais. Demonstrou a complexidade, os diversos determinantes na promoção do cuidado em saúde e revelou a necessidade de se considerar as especificidades de cada unidade de saúde no processo de trabalho, permitindo vislumbrar a atuação do sanitarista.
Conclusões e/ou Recomendações O PET-Saúde/GraduaSUS permitiu associar as praticas dos serviços à grade curricular do curso de Saúde Coletiva, demonstrou que se faz necessário a formação de profissionais preparados para intervir na realidade dos territórios, a partir de uma consistência teórica das áreas de gestão, epidemiologia e ciências sociais, bem como, de habilidades em agregar a equipe de saúde e a comunidade na promoção, prevenção e assistência em saúde.
|